O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deu sinal verde para que o Governo do Ceará elabore o edital para uma nova licitação, a fim de retomar as obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, paralisadas desde 2015. Ontem, o titular da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) do Estado, Lúcio Gomes, esteve com representantes da instituição no Rio de Janeiro.
Participaram do encontro a diretora de Energia, Saneamento e Transporte, Marilene Ramos; o chefe do Departamento de Gestão Pública, Rodrigo Moreira, e o gerente do projeto do BNDES, Tomas Rudgie.
Foi uma reunião positiva, mas não conclusiva. Pretendemos, na semana que vem, esclarecer algumas dúvidas. O banco nos autorizou a elaborar o edital”, explica Lúcio. O ponto interno de dúvida, aponta o secretário, diz respeito a questões burocráticas envolvendo o contrato. Ficou agendado para o dia 31 um novo encontro em Fortaleza. A expectativa é que no próximo mês ocorra a apresentação do edital. “Com a conclusão da revisão do projeto básico da obra, que define os quantitativos, se tudo correr bem, soltamos (o edital) em fevereiro”, adianta. Com relação à retomada das obras, Lúcio não estipula um mês, mas acredita que elas reiniciem ainda neste ano.
Sobre o atual aditivo da construção, que engloba o consórcio da espanhola Acciona e da cearense Marquise, o secretário explica que o contrato está no Tribunal de Contas do Estado (TCE). “O Tribunal ainda não deliberou sobre o aditivo, e cabe a nós aguardamos”, frisa. Após a saída da paulista Cetenco do consórcio com a Acciona, a Marquise assumiu o lugar da empresa do Sudeste.
Lúcio destaca que o sentimento é que o contrato original (formado pela Cetenco-Acciona) seja rescindido. “Entendemos que esse escopo novo é diferente. Não se trata apenas de redução do tamanho do projeto. Pretendemos entregar a solução completa para a Linha Leste”, complementa.
25/01/2018
16/10/2026
Prefeitura abre licitação para recapeamento da Avenida Europa
A Prefeitura de Campo Grande abriu licitação para ...16/10/2026
Aberta licitação para reforma e ampliação do Terminal Central de Araucária
A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Am...16/10/2026
Prefeitura de Diamante lança licitação de R$ 2,3 milhões para manutenção de veículos;..
A Prefeitura de Diamante lançou um licitação de R...14/10/2026
Como encontrar licitações em portais e fontes de todo o Brasil
O PNCP, o Compras.gov.br, a BNC e a BLL são import...