Estado libera financiamento e Prefeitura de Araçatuba prevê licitação em agosto


O prefeito de Araçatuba Dilador Borges (PSDB) informou na manhã de ontem que o Governo do Estado liberou o financiamento de R$ 12.521.754,68 para a obra de urbanização do complemento da avenida Joaquim Pompeu de Toledo. O empréstimo, que será feito pelo programa Desenvolve SP (Agência de Fomento do Estado de São Paulo), foi autorizado pela Câmara em março.

De acordo com a administração municipal, o projeto está em fase final de elaboração, e o objetivo é finalizá-lo em até 15 dias. Após a conclusão, a prefeitura irá preparar o processo licitatório, que pretende publicar até o início de agosto. “Como o projeto está em fase final de elaboração, ainda não estão definidos detalhes sobre desapropriações”, informa a prefeitura em nota da assessoria de imprensa.

A urbanização do complemento da avenida Pompeu de Toledo é uma promessa de campanha de Dilador. O trecho que deve receber os investimentos vai do cruzamento com a rua Tupinambás à rua Anhanguera, que é marginal à rodovia Marechal Rondon (SP-300).

Como nesse trecho o córrego Machadinho não é canalizado, o mato tomou conta das duas vias da avenida, dificultando a passagem de veículos. Além disso, em alguns pontos a erosão provocada pela água deixou a via estreita.

ESQUECIDO
Em julho do ano passado, a Folha da Região publicou matéria sobre a intenção da prefeitura de colocar em prática – com algumas adequações – o projeto de urbanização do complemento da avenida, elaborado em 1993 pela administração Domingos Andorfato.

Na ocasião, a reportagem esteve no local e entrevistou a dona de casa Rosa Esteves Alves, com 66 anos. Ela mora nas imediações desde 1973, e há 45 anos aguarda a melhoria. A moradora reclamou do descarte irregular de materiais à beira do córrego, e das presenças de ratazanas e gambás.

PROJETO
A proposta inicial era construir um canal de 5 metros de largura por 2,5 metros de altura, semelhante ao existente no trecho entre as avenidas Saudade e Brasília. A prefeitura afirmou que o trecho a ser urbanizado é livre de exigências legais ambientais, por ser uma área urbana já consolidada, não havendo necessidade de licença ambiental nem de outorga para canalização do córrego.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o projeto de urbanização é novo, e não será utilizado o que foi elaborado há 25 anos.

ARTÉRIAS
Dilador informou à Folha da Região que o período eleitoral, que impede algumas ações do poder público, não deverá interferir no andamento do projeto. Esse impedimento é pelo período de três meses, a partir do início do mês de julho, que é o prazo que o município precisa para concluir o projeto e realizar a licitação, segundo ele.

O prefeito explicou que apesar de a Câmara ter autorizado contrair o financiamento em março, o município aguardava a avaliação por parte do governo estadual da capacidade de pagamento. “Foi feito o estudo, constatado que nós temos capacidade de pagamento, e agora só depende do município o andamento da obra”.

Ele comentou que a urbanização da Pompeu foi bandeira de várias campanhas eleitorais, e que o objetivo da administração municipal é iniciá-la, no máximo, no início de 2019. “Foi um compromisso que assumi com a sociedade, e na próxima campanha essa é uma bandeira que não vai existir mais”, declarou.

Apesar de no início ter havido resistência contra o financiamento para a obra, o prefeito acredita que o diferencial da atual administração foi a coragem de encarar o desafio e mostrar à sociedade a necessidade do investimento para o desenvolvimento do município.

“A cidade precisa se desenvolver, e esse desenvolvimento se dá pelas avenidas. Rio Preto, Presidente Prudente e Marília se desenvolveram porque abriram as avenidas, que são artérias da cidade. É igual o corpo humano: se não tiver as artérias para irrigar as veias, vai atrofiar e cair o braço. Mas, nós não vamos deixar o braço de Araçatuba cair. Ele vai estar sempre erguido em busca do progresso e do crescimento”, concluiu.


02/07/2018

Fonte: Folha da Região

 

Avisos Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita