Apesar de vários protestos de servidores e até de uma resolução do Conselho Estadual de Saúde, o Governo do Estado decidiu repassar a gestão do MT Hemocentro para uma OSS (Organização Social de Saúde). O edital para a licitação foi publicado no Diário Oficial do Estado que circula nesta quarta-feira e assinado pelo governador em exercício Chico Daltro (PSD), já que o governador Silva Barbosa (PMDB) está em viagem aos Estados Unidos.
As entidades interessadas devem protocolar inscrição até o dia 28 de setembro e a licitação ocorre no dia 1° de outubro. A organização que assumir o Hemocentro ficará responsável pelo gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde, nas áreas de Hematologia e Hemoterapia.
Ao tomarem conhecimento da publicação do edital, os servidores do MT Hemocentro já se organizam para protestarem contra a decisão. Eles alegam que o sucateamento do órgão e de outros ligados a Secretaria de Saúde estão sendo efetuados de forma planejada, a fim de repassar a gestão deles a iniciativa privada.
Além do MT-Hemocentro, servidores do SAMU, CRIDAC, Hospital Adauto Botelho, Hospitais Regionais (interior do Estado) denunciam um sucateamento proposital das unidades com objetivo de serem privatizadas. A ideia de contratação de OSS´s para gerenciar unidades de saúde em Mato Grosso surgiu do ex-secretário e atual deputado federal Pedro Henry (PP).
Hoje, o sistema vem sendo ampliado. Indicado para ocupar a vaga por Pedro Henry, o médico Vander Fernandes segue o processo de "privatização" dos orgãos da saúde pública estadual.
12/09/2012
17/07/2026
Estado abriu licitação de R$ 20 milhões para construir CAPS I e CER IV em Guanambi
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a...17/07/2026
Bonito abre licitação de R$ 5,7 milhões para construir 40 casas populares
A Prefeitura de Bonito, no Agreste de Pernambuco, ...18/07/2026
Eduardo Braga anuncia licitação do Porto de Eirunepé, uma das maiores obras do município
Manaus (AM) – O senador Eduardo Braga anunciou a a...17/07/2026
Empresas têm até o dia 25 de agosto para apresentar propostas em licitação de obras em 10 ruas..
Está marcado para o dia 25 de agosto a abertura da...