O Governo do Estado de São Paulo lançou o edital de licitação para uma obra do maior reservatório de água da Baixada Santista, que será construído para resolver o problema de falta de água em Guarujá. no litoral paulista. O edital, publicado nesta quarta-feira (20), busca uma empresa para ser responsável pelo projeto executivo e construção da estrutura que terá capacidade de 3 bilhões de litros de água.
O reservatório será construído no local conhecido como Cava da Pedreira, que fica localizado em Santos, próximo à Rodovia Cônego Domênico Rangoni. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o investimento previsto é de R$ 133,6 milhões, com início de obras em 2022. O prazo para execução das obras é de 60 meses a partir da assinatura do contrato com o vencedor da licitação, prevista para o segundo semestre deste ano.
"A capacidade é de 3 bilhões de litros de água, praticamente vai aumentar em mais de 20% a captação do sistema Jurubatuba. Esse reservatório vai representar segurança hídrica para Guarujá que, principalmente nos momentos de verão, o pico do turismo, tem falta de água", disse o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, em entrevista à TV Tribuna.
Ainda de acordo com o vice-governador, no dia 27 de abril, eles conseguiram interromper o uso da Cava para mineração, após conseguirem o bloqueio provisório com a Agência Nacional de Mineração. Depois disso, conseguiram publicar o edital para encontrar um responsável pelo projeto executivo e a obra.
Garcia ainda reitera que a obra é de importância para toda a região, já que o sistema de abastecimento de água é interligado. Com o reservatório, afirma o vice, Guarujá não precisaria da água que abasteceria outra cidade, o que seria positivo para os outros municípios.
Segundo a Sabesp, a empresa executou planejamento para buscar uma alternativa que poderia garantir a normalidade do abastecimento da região e após realização de estudos, a opção técnica e economicamente viável foi a utilização da Cava da Pedreira Engebrita como reservatório, alternativa indicada no Plano Diretor da Baixada Santista.
A empresa ainda explica que o empreendimento da Cava da Pedreira prevê obras para ampliação da produção do Sistema Produtor de Água Jurubatuba dos atuais 2 mil para 2,5 mil litros de água por segundo. Pelo projeto, também haverá interligação das adutoras de água bruta já existentes ao novo reservatório implantado.
Por meio de um conjunto de bombeamento, a vazão de água para abastecimento será equalizada. O projeto inclui ainda equipamentos de geração hidrelétrica para suprir até 20% da energia consumida pela estação elevatória de água, gerando economia de recursos.
20/05/2021
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...