O governador em exercício Darci Piana apresentou nesta sexta-feira o edital de licitação para a construção do Parque Tecnológico da Saúde de Maringá. A iniciativa é coordenada pelo Tecpar, o Instituto de Tecnologia do Paraná, e visa atrair empresas especializadas para a pesquisa e desenvolvimento de produtos de ponta na área da saúde, como medicamentos e vacinas. O plano de implantação do parque foi apresentado para a comunidade empresarial da cidade, em evento no Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá, detalhando como será a futura infraestrutura do parque tecnológico. Segundo Piana, a iniciativa mostra a importância do alinhamento entre o setor público e o setor privado para o desenvolvimento de pesquisas e produtos na área da saúde.
O edital prevê a licitação das obras para implantar a infraestrutura do parque tecnológico, o que inclui o asfaltamento e cercamento da área e a construção de um prédio administrativo e central de utilidades, dentre outras edificações necessárias para o funcionamento do parque. O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, destaca os investimentos feitos no setor.
O edital prevê que as propostas das empresas interessadas na construção do parque sejam apresentadas até o dia 4 de junho. A previsão é que a obra seja executada em até dois anos. De acordo com o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, as atividades do parque farão de Maringá um polo de referência no País na pesquisa em saúde e no desenvolvimento de produtos.
O espaço, que ficará em um terreno transferido pela Prefeitura de Maringá ao instituto, deverá atrair empresas ligadas à produção de produtos médicos e farmacológicos, em uma estratégia alinhada ao Governo do Estado e que fortalece o SUS. No evento, também foi assinado um protocolo de intenções entre o Tecpar e a empresa Astra Medical Supply para o desenvolvimento conjunto de uma planta produtora de fórmulas nutricionais. A implantação da nova unidade produtiva faz parte da fase 2 do parque tecnológico. Após a instalação da infraestrutura no local, Tecpar e Astra construirão a planta. Segundo o diretor-geral da Astra Medical Supply, José Eduardo Carnevali, o parque tecnológico garante mais autossuficiência ao país na área de produção de medicamentos.
Os recursos para a construção do parque tecnológico são oriundos do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico administrado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para o financiamento de projetos em áreas estratégicas do Paraná.
10/05/2024
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...