O Governo do Estado estima ter economizado R$ 18,39 milhões com os pregões eletrônicos realizados de janeiro a junho deste ano. De acordo com dados da Secretaria da Administração (Sead), mais de 43% das compras do setor público estadual já estão sendo realizadas por meio dessa modalidade de licitação, adotada no Ceará em 2004. A economia conseguida com os pregões eletrônicos no primeiro semestre representa 8,84% do orçamento de custeio estadual para todo o ano de 2004, que é de R$ 208 milhões.
A adoção da licitação eletrônica já provocou nos órgãos ou secretarias do Estado uma redução média de gastos com as compras de 17%, segundo dados da Secretaria de Controladoria. "É concreta a eficiência da redução de custos que o pregão eletrônico vem propiciando em termos de custos no Ceará", ressaltou o secretário da Administração, Mauro Filho. Segundo ele, a meta é chegar ao final deste Governo Lúcio Alcântara fazendo 70% das compras do setor público por meio virtual.
Segundo Mauro Filho, o procedimento licitatório eletrônico tem como vantagens a agilidade e a eliminação das possibilidades de fraude. "No pregão eletrônico, uma compra pode ser feita em até 10 dias. Em outras modalidades de compra, como a concorrência pública, o processo para a aquisição de um produto ou serviço poderia durar até 90 dias", afirma.
Como as empresas que dão os lances virtualmente não são identificadas, o pregão eletrônico também dificulta fraudes por meio da combinação de preços entre empresas.
17/08/2004
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...