As queimadas em todo o Brasil já levaram o Ministério do Meio Ambiente a decretar estado de emergência ambiental em 14 Estados e no Distrito Federal. Goiás está na lista desde abril desse ano. O superintendente do Ibama em Goiás, Ari Soares Santos diz que a medida permitiu a contratação de pessoal para o combate as queimadas sem a necessidade de uma licitação.
No último levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostrou a existência de mil 178 focos de incêndio no País, com 392 em Goiás. Goiás conta com três brigadas contra incêndios, contratadas de forma emergencial, que atuam na região da cidade de Goiás, em São Domingos, no Nordeste goiano, e outra na região de Pirenópolis. Eles trabalham em conjunto com o Corpo de Bombeiros do Estado. Ari Soares esclarece que não vão ser convocadas novas brigadas no estado.
Na lista dos estados estão além de Goiás e do Distrito Federal, o Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, do Pará, Piauí, Tocantins, da Bahia e Minas Gerais.
08/09/2010
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...