Estado conta com novo pregão eletrônico


No próximo dia 22, a Sefaz (Secretaria da Fazenda) lançará, às 16h, em solenidade no Ahãdu Eventos, em Palmas, o sistema preg@o.to, projeto para aquisição aquisição de todos os bens e serviços do Estado do Tocantins, pelo menor preço, com economia de recursos e de tempo no processo de licitação. De acordo com a Sefaz, o novo sistema vai permitir que fornecedores possam participar, pela Internet, das compras do Governo Estadual. O sistema, que utiliza soluções da Consist, é uma versão ampliada do sistema de compras implantado em 2002, que contempla apenas bens e serviços até o valor máximo de R$ 8 mil.
Além disso, estima-se que haja uma maior agilidade na publicação dos editais das licitações em relação ao processo tradicional, que envolve prazos maiores para divulgação dos resultados, variando de acordo com as modalidades de compra: o processo de carta-convite prevê cinco dias para publicação e a tomada de preços prevê 15 dias. Já a concorrência pública exige 30 dias para publicação.
Com o pregão eletrônico, o fornecedor é cadastrado, recebe senhas e passa a fazer seus lances pela Internet, criando uma concorrência benéfica para o Estado, que realiza suas compras on-line pelo menor preço. Outra grande vantagem é com relação ao prazo recursal para fornecedores que se considerem prejudicados.
No pregão eletrônico, eles poderão recorrer imediatamente, agilizando o processo. Outro fator que merece destaque é que, neste sistema, o fornecedor é classificado por produto, ficando impedido de participar de pregões que não sejam de sua especialidade.
Vale ressaltar que todo o parque já instalado de hardware e software da Sefaz continuará sendo aproveitado. “Como já somos usuários dos produtos da Consist, Adabas e Natural, adquirimos apenas o Servidor Tamino, com tecnologia XML, para unificação do cadastro atual que envolve o Siafem - Sistema Integrado de Administração Financeira de Estados e Municípios, compras e o cadastro da Comissão de Licitação, com 33 mil produtos especificados.
O Tamino vai permitir, além da unificação do nosso cadastro, o armazenamento de informações em vários formatos, como documentos e imagens”, destaca Mara Lúcia Rabello, assessora de Informática da Sefaz.


17/09/2004

Fonte: Folha Popular

 

Curso Licitações

18/04/2024

Governo abre licitação para recuperar Morro da Serrinha

A Secretaria-Geral da Governadoria de Goiás (SSG) ...

18/04/2024

Governador assina ordem de licitação das obras do Aeroporto Regional nesta sexta

Após uma semana da entrega do projeto técnico de m...

18/04/2024

Licitação para Dragagem no Porto de Ilhéus é publicada no Diário Oficial da União

Foi publicado na edição desta quinta-feira (18) do...

18/04/2024

Licitação da duplicação do trecho urbano da 352 será publicada na semana que vem

A Prefeitura de Pará de Minas deve encaminhar para...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita