Estado busca alternativa para não deixar população sem exames de imagem pelo SUS


Com encerramento do contrato e sem possibilidade de ser renovado, o Governo do Estado através do Fesa (Fundo Estadual de Saúde) deve abrir nova licitação para não interromper os serviços de exames de imagem disponibilizados em 12 municípios da Redime (Rede Digital de Imagens). Enquanto isso, busca-se alternativas para que equipamentos como raio-x, de tomografia e ultrassom continuem atendendo a população de Mato Grosso do Sul.

Com medo da Health Brasil Inteligência em Saúde LTDA – HBR recolher os equipamentos e como forma de resguardar os atendimentos à população, o município de Naviraí, a 366 Km de Campo Grande, emitiu notificação extrajudicial em Diário Oficial determinando a requisição de todos os equipamentos e serviços da empresa disponibilizados ao município.

A determinação vale por 30 dias, podendo ser prorrogada por mais 30 e vale para os equipamentos e softwares, como “links de Internet, servidores físicos e hospedados em nuvem, bem como toda a infraestrutura necessária e atualmente instalados no intuito de manter operacional todos os serviços relacionados a geração e visualização de Imagens de Exames de Raios X e Tomografia”.

Equipamentos da empresa estão no Hospital Municipal, no Centro de Especialidades Médicas e no Centro de Saúde de Naviraí. Outros aparelhos e serviços estão em Aquidauana, Coxim, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Jardim, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

No dia 13 de outubro, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) encaminhou comunicado a esses municípios informando do fim do contrato e da nova licitação, ainda por ser aberta e pedindo também o levantamento de todos os equipamentos e serviços da Redime nessas cidades.

Sobre o que fazer até que novos aparelhos sejam locados ou que nova licitação aberta, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, informou que está sendo feito o possível para não deixar a população desassistida, mas que ainda não foi definido que alternativa será adotada.

“Estamos estudando alternativas, mas não posso adiantar nada. Estamos fazendo o possível para não deixar a população desassistida. O Estado assumiu essa responsabilidade há seis anos, mas ela é dos municípios (manter equipamentos de imagem)”, lembrando que “fará de tudo” para que nova licitação seja aberta ainda este ano.

O contrato com a HBR foi renovado cinco vezes entre 6 de novembro de 2015 e 5 de novembro de 2021 e totalizou pagamentos de R$ 35.289.835,80.


05/11/2021

Fonte: Campo Grande News

 

Curso Licitações

03/03/2026

Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'

A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...

04/03/2026

Prefeitura lança edital de licitação para construção do Hospital Municipal na próxima semana

A Prefeitura de Feira de Santana vai publicar, na ...

04/03/2026

Governo publica nova licitação para construção dos terminais do BRT

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logísti...

03/03/2026

Prefeitura de Lages lança edital para construção de 43 casas e intensifica investimento para..

A Prefeitura de Lages intensifica a política de en...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita