Estado anuncia presídios para 2008


A governadora Yeda Crusius anunciou ontem os locais onde vão ser construídas as novas casas prisionais a partir do próximo ano. Com a presença do secretário de Segurança Pública, José Francisco Mallmann, além dos prefeitos dos municípios que devem sediar os presídios, ela informou que o sistema carcerário gaúcho se amplia em quase quatro mil vagas, nos próximos dois anos. O Rio Grande do Sul é pioneiro na construção de penitenciária para jovens adultos. De acordo com o plano de governo, até 2010 a previsão é de que sejam construídas 15 novas casas prisionais no Rio Grande do Sul, o que vai gerar um total de 10,2 mil vagas para detenção.
A primeira Penitenciária Especial para Jovens Adultos do Brasil, com 421 vagas, vai ser construída em São Leopoldo. A casa prisional abriga detentos de 18 a 24 anos, que ao mesmo tempo em que cumprirem pena podem trabalhar em oficinas profissionalizantes e estudar. A construção tem como intenção evitar que jovens, que muitas vezes cometem seu primeiro delito, e de menor gravidade, fiquem em contato com criminosos reincidentes.
Ainda neste mês a Secretaria de Segurança Pública deve enviar ao Depen o projeto para construção da Penitenciária Estadual de Lajeado. A casa prisional, que tem 672 vagas, começa a ser construída no próximo ano. Em Guaíba vão ser construídas duas novas casas prisionais: a Penitenciária Estadual, de regime fechado, com capacidade de 672 vagas e investimento de 16 milhões, e a Penitenciária Federal, que abriga somente condenados pela Justiça Federal e tem capacidade para 208 detentos, com investimento da União de cerca de R$ 20 milhões, sendo que o Estado entra somente com o terreno.
Também em 2008 deve ser aberta a licitação para construção das penitenciárias de Passo Fundo e Bento Gonçalves. O secretário José Mallmann enfatizou que em 2008 devem ser aplicados R$ 86 milhões na construção das penitenciárias de Bento Gonçalves, Lajeado, Guaíba e São Leopoldo, além de Passo Fundo.


21/12/2007

Fonte: Folha do Mate

 

Avisos Licitações

10/10/2024

Governo define prazo para licitação da ampliação do Aeroporto de Feira

O governo da Bahia já tem um prazo para abrir a

09/10/2024

Inteligência artificial criada pelo TCE-SC possibilita retificação em 215 editais de licitação,..

O VigIA, sistema de inteligência artificial (IA) d...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita