Estado anuncia construção de presídio


A empresa responsável pela construção do novo presídio em Rorainópolis, no Sul do Estado, será conhecida no dia 10 de dezembro, quando serão abertas as propostas da concorrência pública para a construção da unidade. Na mesma data, segundo o secretário estadual de Justiça e Cidadania, coronel Uzi Brisola, ainda será divulgado o resultado da licitação para a segunda fase de ampliação da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, com 388 novas vagas.
O presídio de Rorainópolis será construído em duas fases. A primeira contará com 143 vagas. A segunda, com 312. A primeira etapa está prevista para ser iniciada 30 dias após o resultado da licitação que indicará a empresa responsável pela obra. O orçamento é de R$ 5,7 milhões. Desses, 90% são resultado de um convênio entre Ministério da Justiça e Caixa Econômica Federal (CEF) e 10% de contrapartida do governo estadual.
“O presídio será feito por módulos. Na primeira fase, será feito um módulo comum e outro de segurança máxima. Na segunda fase, prevista para o final de 2008, serão feitos dois módulos comuns”, explica Brizola.
A área onde o presídio será construído fica a cerca de 1,5 km da sede do município, com uma extensão de 104 hectares e 73 hectares de área útil. Segundo o secretário de Justiça, a primeira fase da obra deverá levar em torno de oito meses para ficar pronta e deverá desafogar o sistema carcerário do Estado. O coronel Uzi Brisola informou ainda que na próxima segunda-feira será divulgado o resultado da licitação sobre a obra prevista na Cadeia Pública para a ampliação de 256 novas vagas.
De acordo com o secretário-adjunto, coronel Gleisson Vitória da Silva, a construção do presídio em Rorainópolis vai abrir novas vagas para o regime fechado e diminuir os gastos com combustível no deslocamento dos presos que foram condenados na região Sul do Estado, mas têm de cumprir pena em Boa Vista.
“Estamos trabalhando com praticamente 1/3 da capacidade do sistema prisional. Estamos com 1,2 mil presos, mas nossa capacidade é para 550”, afirmou. O coronel Vitória também informa que o governo estadual adquiriu três novas viaturas-cela e um microônibus para a Secretaria de Justiça e Cidadania. Os veículos devem ser entregues nos próximos dias.


10/11/2007

Fonte: Folha de Boa Vista (RR)

 

Curso Licitações

19/03/2025

Prefeitura abre licitação para obra do Novo PAC em Nova Fazenda

A prefeitura de Laguna abriu a licitação para a co...

19/03/2025

Cascavel anuncia licitação de R$ 200 mil em equipamentos agrícolas para o Assentamento Santa..

O município de Cascavel anunciou no Diário Oficial...

18/03/2025

Após acordo com consórcio, Estado vai abrir licitações para finalizar obras

Após firmar acordo com o Consórcio BRT, o Estado d...

18/03/2025

Governo publica aviso de licitação da 1a etapa da reforma e ampliação do estádio Aluízio Ferreira

A primeira fase das obras de reforma e ampliação d...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita