A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) vai iniciar o processo de licitação para empresas de engenharia e urbanismo interessadas em participar da implementação do Distrito Industrial (DI) de Breves, no Marajó.
O grupo que vencer a licitação pública ficará responsável por desenvolver projetos técnicos básico e executivo de engenharia, arquitetura e urbanismo para o DI marajoara. A licitação acontecerá presencialmente às 9h, do próximo dia 9 de abril, na sede da Codec, na avenida Nazaré, 1279, em Belém.
As empresas interessadas em participar da licitação devem enviar propostas que estejam em conformidade com os requisitos do edital e seus anexos, disponíveis no site da Companhia.
Mayara Figueira Arquiteta e Urbanista e Gerente de Projetos da Codec, ressaltou a importância de se atentar ao que se pede no edital para concorrer a licitação.
“Interessados devem apresentar documentação jurídica, qualificação técnica, cronograma físico-financeiro e demais documentos de habilitação exigidos em edital para poder ter sua inscrição garantida. Nós esperamos que esse processo ocorra o mais breve possível para darmos início a mais um novo passo, em prol da concretização do Condomínio Industrial de Breves”, afirmou.
Estão aptas a participar do processo de seleção empresas alinhadas com o objetivo da licitação, e que atendam às condições do edital e seus anexos, cadastradas no Sistema de Cadastramento da Secretaria Executiva de Administração do Estado (SEAD) ou Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf).
O processo licitatório permite consórcios de no máximo duas empresas. As microempresas (ME) e as empresas de pequeno porte (EPP) também podem ter benefícios na licitação, conforme a Lei Complementar nº 123/2006.
Após a abertura da licitação e a análise das propostas, a Companhia definirá a empresa, de acordo com as regras, e dará início à fase de elaboração dos projetos.
Mais informações podem ser obtidas pelos seguintes contatos: e-mail: cpl@codec.pa.gov.br, telefone: (91) 3251-7000 / 7017, e no edital completo no www.codec.pa.gov.br.
Mais de seis anos de espera
A expectativa é de que os projetos sejam finalizados em até 12 meses. O projeto do Distrito Industrial de Breves é considerado estratégico para o desenvolvimento econômico da região, pela oportunidade de geração de empregos e de renda para o município.
Mesmo assim, conforme o Notícia Marajó informou, a implantação do Distrito Industrial em Breves se arrasta desde 2019 na tentativa de criar uma área econômica incentivada pela gestão estadual que, se ficar pronta, vai beneficiar a economia do município e da região com a perspectiva de atrair mais indústrias e geração de emprego e renda.
Um dos problemas é na demora do processo. Só a disponibilização do terreno de 163 hectares, por parte da Prefeitura, demorou mais de quatro anos e só foi concluída em julho de 2023. Passados mais de sete meses da entrega, a Semas sequer tem a documentação da área.
Enquanto isso, Prefeitura e Estado usam o possível distrito como ferramenta de marketing. A gestora da Sala do Empreendedor da Prefeitura de Breves, Ana Paula Araújo, trata a expectativa de conclusão do projeto como algo positivo, mesmo sem a concretização de nenhum negócio.
“A parceria que a Codec mantém com a prefeitura de Breves é fundamental pela oferta de expertise de apoio técnico, com essa parceria somos capazes de atrair investimentos, capacitar mão de obra, promover a sustentabilidade ambiental e desenvolver a região. Com isso, a prefeitura está otimista em relação a esse importante motor de desenvolvimento para o município e para a região do Marajó, que tem potencial para gerar emprego e renda, diversificar a economia, aumentar a arrecadação de impostos, melhorar a qualidade de vida da população e atrair investimentos para a região”, afirmou.
27/03/2024
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...