Estado abre licitação para a compra de drones para os bombeiros;valor estimado do pregão é de R$..


A Secretaria estadual de Defesa Civil publicou, no Diário Oficial da última segunda-feira (20), o aviso de pregão eletrônico para a compra de aeronave remotamente pilotadas para o Corpo de Bombeiros. O pregão será no dia 5 de novembro, e o valor estimado do contrato é de R$ 84.934.236,88. Os recursos são provenientes do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros, o Funesbom.

De acordo com o processo, os bombeiros vão usar os drones para a produção de mapas detalhados e imagens de alta resolução para resposta a emergências; para o monitoramento de incêndios florestais e urbanos, com a identificação e acompanhamento dos focos em tempo real; e para a busca de pessoas perdidas em matas e florestas. Na justificativa da compra, também é citada a identificação prévia de danos geológicos, que podem antecipar deslizamentos e outros riscos em encostas.

Os drones também serão usados em investigação de crimes contra o meio ambiente; na fiscalização de desmatamentos e queimadas ilegais. Como as aeronaves também têm alta capacidade de acesso e infiltração, podem ser usadas em operações em áreas complexas sem comprometer a segurança dos
servidores. Elas devem ter farol de busca de alta capacidade, para garantir visibilidade, e alto falantes para disparar alertas.

Drones devem ser robustos e ter capacidade para cargas de mais de dez quilos
Devem ter capacidade de voo em condições adversas, como na ocorrência e fortes chuvas e ventos. E, em situações de emergência, possibilitar transporte de carga para pessoas ilhadas em locais restritos ou equipamento de primeiros socorros (capacidade para, no mínimo, dez quilos).


26/10/2025

Fonte: Tempo Real

 

Avisos Licitações

03/03/2026

Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'

A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...

04/03/2026

Prefeitura lança edital de licitação para construção do Hospital Municipal na próxima semana

A Prefeitura de Feira de Santana vai publicar, na ...

04/03/2026

Governo publica nova licitação para construção dos terminais do BRT

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logísti...

03/03/2026

Prefeitura de Lages lança edital para construção de 43 casas e intensifica investimento para..

A Prefeitura de Lages intensifica a política de en...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita