A Prefeitura de Navegantes, através da Secretaria Municipal da Educação, vem investindo maciçamente na área da Educação. São investimentos na capacitação de professores, aquisição de materiais didáticos, uniformes de verão e inverno, materiais escolares, construção de novas escolas, ampliação de salas de aulas e equipamentos de última geração, como lousas digitais que atraem a atenção dos alunos e possibilitam uma maior interação entre eles e os professores durante as aulas.
Por falar em lousas digitais, o município está iniciando um processo de renovação dos equipamentos que haviam sido instalados nas salas de aulas há cerca de seis anos. A nova licitação prevê a aquisição de cerca de 250 lousas digitais, das quais 37 já foram instaladas e o restante está previsto para iniciar o funcionamento no início do próximo ano letivo.
O critério adotado pela Secretaria Municipal de Educação é instalar, primeiramente, as novas lousas digitais nas escolas inauguradas recentemente e nas que estão em fase de ampliação, atendendo os alunos do Ensino Fundamental. Os equipamentos são fabricados no Brasil, com telas de 78 polegadas, imagem 4K, toque na tela e internet. “Estes novos equipamentos são fáceis de encontrar peças de reposição e tem garantia de fábrica de dois anos. Além disso, possuem mais funções disponíveis e a durabilidade é bem maior que o modelo antigo. Com o uso correto e a manutenção adequada, a vida útil dessas lousas digitais pode chegar a dez anos”, informa o fiscal de contratos da Secretaria da Educação de Navegantes, Marcelo Felipe Uller.
De acordo com o servidor, que atua no setor de Tecnologia da Informação, as antigas lousas digitais eram de fabricação portuguesa e o município não conseguiu contratar uma empresa, por meio de licitação, para fornecer peças de reposição, “Temos 157 lousas deste modelo antigo nas escolas de Ensino Fundamental, das quais a maioria apresenta algum tipo de defeito. Então estamos procedendo da seguinte maneira: retirando os equipamentos antigos e selecionando as que estão em melhores condições de uso. Na hora da manutenção e conserto, vamos reaproveitar as peças das lousas defeituosas nas que estiverem em melhor estado de funcionamento”, explica o técnico.
Lousas digitais agradam
Para a diretora Denisaura Otovix, responsável pela Escola Municipal Professora Leonora Schmitz, localizada no Gravatá, a utilização das lousas digitais nas escolas do município tem sido bastante positiva, pois enriquece o trabalho do professor em sala de aula e atende as orientações da MEC. “Existe todo um cuidado com a capacitação e atualização dos professores. Os alunos já são acostumados com estas tecnologias, pois desde cedo têm contato com videogames, internet e smartphones e isso se torna muito mais atrativo para eles”, enfatiza a diretora.
28/11/2019
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...