Erro de cálculo atrasa licitação para maior obra de macrodrenagem da Capital


As chuvas que atingem Porto Alegre nesses últimos dias voltaram a causar transtornos em áreas que frequentemente são afetadas por alagamentos na zona Norte da cidade. Nesta quinta-feira, ficaram embaixo d’água as ruas Voluntários da Pátria, AJ Renner, avenida Sertório e demais vias próximas.

Em julho, a prefeitura da Capital anunciou que vai realizar o maior programa de drenagem da história do município, o DrenaPOA, que vai englobar três grandes obras na primeira fase do projeto: Bacia do Arroio da Areia, Bacia do Arroio Moinho e Casas de Bombas. A previsão é ampliar em 50% a capacidade de escoamento em várias regiões. No entanto, segundo o diretor-geral do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Tarso Böelter, um erro na unidade de medida no projeto atrasou a publicação do edital de licitação.

“O programa DrenaPOA é um investimento de R$ 237 milhões em obras de reservatórios de amortecimento, com dutos, reforma nas casas de bombas, geradores próprios nessas casas de bombas. Todos esses investimentos estão em processo. Estamos republicando esses editais uma vez que tivemos que fazer uma na medida em que encontramos um erro na utilização dessa unidade de medida e estamos republicando”, explicou o titular da pasta.

Böelter afirmou que, além de o lixo ser depositado eventualmente pela população em locais inadequados e causando prejuízo ao escoamento da água, “há fenômenos naturais que são imprevisíveis”. O diretor do DEP lastimou que o sistema de drenagem da zona Norte da cidade acabou não comportando a instabilidade constante das chuvas, já que arroios e diques na região estão cheios. A partir da nova publicação da licitação, há um prazo de 90 dias para que projetos sejam apresentados e para que seja dada ordem de início das obras. O prazo para execução das obras é de 54 meses.


08/10/2015

Fonte: Rádio Guaíba

 

Avisos Licitações

05/03/2026

Prefeitura abre licitação para obra em galeria no Jardim Imperial

A Prefeitura de São José dos Campos abriu a

05/03/2026

CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro

Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...

03/03/2026

Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'

A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita