Equipamento nacional de TI terá preferência em licitação


Em mais uma medida de cunho protecionista o governo publicou no Diário Oficial nesta terça-feira a preferência em compras de equipamentos de tecnologia da informação e comunicação nacionais. Contudo, ao invés de estimular a qualidade e a competitividade dos produtos brasileiros, o governo estabeleceu que os órgãos da administração pública federal podem comprar produtos nacionais com preços até 25% acima dos importados.

Pelo Decreto 7.903 de 04/02/2013, haverá uma margem de preferência normal, de 15%, e uma adicional, de 10%. A margem de preferência normal será para produtos manufaturados nacionais. A margem adicional é destinada a produtos manufaturados nacionais que tenham sido desenvolvidos no país. A justificativa do governo é a de que a medida tem o objetivo de "promover o desenvolvimento nacional sustentável".

Na norma, o governo ressalta que a aplicação desses porcentuais não excluirá o direito de preferência das microempresas e empresas de pequeno porte. A prioridade a esses equipamentos vale até 31 de dezembro de 2015.

Estão na lista de produtos com preferência nas licitações públicas itens como modems, roteadores, centrais automáticas de sistema troncalizado (trunking), distribuidores de conexões para redes (hubs) e outros aparelhos para recepção, conversão, emissão e transmissão ou regeneração de voz, imagens ou outros dados, incluindo aparelhos de comutação e roteamento.
A presidente Dilma Rousseff lançou o programa de compras governamentais para estimular a indústria nacional ainda no primeiro ano de seu mandato. No ano passado, porém, apenas cerca de 2,5 bilhões de reais saíram dos cofres federais em licitações com margem de preferência, quase metade do valor na compra de veículos pesados no programa PAC Equipamentos. A meta era gastar 15 bilhões de reais.
O decreto com as regras para a aplicação das margens de preferência para equipamentos de tecnologia da informação e comunicação, está publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira.


05/02/2013

Fonte: TNonline - Paraná

 

Curso Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita