EPTC prepara licitação para a Área Azul


Com o aumento constante do número de veículos nas ruas e a consequente diminuição do espaço de circulação, o estacionamento de veículos em áreas públicas se tornou um problema para os gestores da área de trânsito nas cidades. Uma das soluções encontradas e praticadas é a criação de áreas em que o estacionamento está vinculado ao pagamento de uma taxa, as chamadas Áreas Azuis. Em Porto Alegre, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) está trabalhando para lançar um processo licitatório para a contratação de empresa para gerenciar o serviço.
Desde 2011, com o fim do contrato com a empresa Estapar, a administração das áreas que possuem os parquímetros está nas mãos da EPTC. O pequeno número de fiscais tem feito com que os limites de tempo de permanência dos veículos nas vias sejam ultrapassados sem a punição.
A prefeitura já prepara um edital para a licitação que irá contratar a nova empresa para gerir as Áreas Azuis. Conforme a assessoria da EPTC, não há prazo para o lançamento da concorrência, que deverá ser lançada pela Secretaria Municipal da Fazenda. Conforme o diretor de Trânsito da empresa pública responsável pelo trânsito na Capital, Carlos Pires, outras áreas da cidade podem receber parquímetros após a contratação da nova empresa gestora. “Existem algumas demandas para a colocação dos parquímetros em outras áreas da cidade. Principalmente em áreas com forte comércio, como o Quarto Distrito. Depois da licitação, podemos implementar”, afirma.
Área Azul foi instituída em Porto Alegre pela Lei 6.002 de 1987. Atualmente, o valor pago por quem deseja estacionar em uma das 4.321 vagas disponíveis em áreas com parquímetros é de R$ 0,75 a cada meia hora.


08/07/2013

Fonte: Jornal do Comércio

 

Curso Licitações

03/03/2026

Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'

A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...

04/03/2026

Prefeitura lança edital de licitação para construção do Hospital Municipal na próxima semana

A Prefeitura de Feira de Santana vai publicar, na ...

04/03/2026

Governo publica nova licitação para construção dos terminais do BRT

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logísti...

03/03/2026

Prefeitura de Lages lança edital para construção de 43 casas e intensifica investimento para..

A Prefeitura de Lages intensifica a política de en...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita