Entidades terão sistema próprio de compras


Nada de regulamento único. Cada uma das organizações sociais que assumir a administração de um serviço público da Prefeitura de São Paulo poderá ter suas próprias regras para compras e contratação de pessoal, explicou ontem o secretário de Gestão Pública da capital paulista, Januário Montone.
As entidades, por serem privadas, não precisam fazer concursos ou licitações, daí a liberdade para estabelecer seus regulamentos.
As organizações sociais, ou OSs, são entidades privadas, sem fins lucrativos, como uma fundação, por exemplo. Projeto do prefeito José Serra (PSDB) que deve ir à segunda e derradeira votação hoje na Câmara Municipal prevê que elas possam administrar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, cultura, ambiente, esportes e ciência e tecnologia. Terão de comprovar, por exemplo, que existem há pelo menos cinco anos.
Montone, no entanto, nega que a ausência de um regulamento geral possa trazer dificuldades no controle das entidades privadas.
Ele diz acreditar que "cada uma vai estabelecer as suas regras dentro dos princípios de transparência e impessoalidade".
Segundo o secretário, as contas serão conferidas pelo Tribunal de Contas do Município e por uma comissão de acompanhamento da qual farão parte funcionários, conselhos de participação popular e representantes do Executivo.
"Todo mundo fala que a iniciativa privada compra melhor", justificou, ao ser questionado sobre a eventual disparidade nos preços das compras. "O controle é do resultado", disse, depois de explicar que os contratos de gestão estabelecidos com as OSs estabelecerão metas para as entidades.
Segundo Montone, se uma diferença de preços for detectada na compra de um mesmo serviço, o município poderá, por exemplo, fazer as OSs comprarem pelo menor preço verificado. "Isso será avaliado dentro do fato concreto", concluiu, destacando que a idéia é "usar grande tecnologia" para os controles.


14/12/2005

Fonte: Folha de São Paulo

 

Curso Licitações

17/04/2024

Arcoverde: Prefeitura é orientada a fazer licitação prévia para estrutura do São João

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomend...

17/04/2024

Prefeitura lança licitação para construção do Centro do Idoso, em Treze de Maio

A prefeitura de Treze de Maio lançou na última sem...

17/04/2024

Administração municipal de Barracão prepara lançamento da licitação da praça

A informação é do prefeito Jorge Luiz Santin, que ...

17/04/2024

Prefeitura publica licitação para construção da UBS do Jardim Andréa, a 36ª unidade de saúde..

Comprometida com a qualidade dos serviços de saúde...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita