Empro adquire Portal de Compras


A prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Empresa Municipal de Processamento de Dados (Empro), atendendo a uma meta fixada pelo prefeito Edinho Araújo (PPS) em sua última campanha, acaba de realizar um pregão presencial. O objetivo é adquirir um sistema de compras via web.
Segundo a secretaria de Comunicação Social, a empresa vencedora foi a Paradigma Tecnologia de Negócio S/A, de Florianópolis, que vai fornecer o software Portal de Compras, para funcionar em ambiente web.
Isso vai possibilitar a realização de licitação na modalidade pregão eletrônico, além de sistematizar a publicação dos procedimentos das demais modalidades, tais como pregão presencial, dispensa de licitação (compra direta), convite, tomada de preços, concorrência e registro de preços.
Trata-se de uma alternativa que deverá prover de forma transparente todos os trâmites para realização das futuras licitações e que irá servir a todas as secretarias, bem como às empresas e autarquias ligadas à administração municipal.
A estimativa é de que o pregão eletrônico de Rio Preto propicie ainda mais economia nas aquisições, uma vez que empresas de todo o País participarão das concorrências públicas via Internet.
Modalidade de negociação em ascensão, o pregão é bastante adotado, principalmente, pelo governo federal, que o elegeu como a principal forma para adquirir bens e serviços durante o primeiro semestre de 2006.
Segundo o site licitação.com.br, entre janeiro e junho, o governo federal comprou R$ 4,4 bilhões de bens e serviços comuns e o pregão eletrônico respondeu pela metade desse valor.
Agora, essa forma de aquisição está se disseminando junto aos governos estaduais e várias prefeituras do interior paulista vão passar a adotá-lo, como é o caso de Rio Preto.

A lógica do pregão
O pregão é uma modalidade de licitação que busca incrementar a competitividade e a agilidade nas contratações públicas, qualidades que são atingidas com a desburocratização dos procedimentos.
Em geral, ele é adotado para a aquisição de bens comuns e para a contratação de serviços também denominados comuns, cujos padrões de desempenho e qualidade possam estar objetivamente definidos num edital, com a adoção de especificações de uso corrente.
Essa sistemática permite, entre outras vantagens, a utilização de novas tecnologias de informação, com destaque para a Internet e tem beneficiado, principalmente, as micro e pequenas empresas, por ser um processo mais simples e menos oneroso.
Da mesma forma que em uma sala de bate-papo on-line, as empresas participantes, em dia e hora predeterminados, acompanham pela rede o desenrolar das propostas, dando seus lances como num leilão, com a diferença de que os preços devem cair a cada investida. Ao final da sessão, depois de anunciado o vencedor, a ata em formato digital fica disponível aos licitantes internautas.


05/09/2006

Fonte: Rio Preto News

 

Avisos Licitações

29/05/2024

Projeto da nova ponte sobre a ERS-431 avança com abertura de licitação

O tão aguardado projeto da nova ponte sobre a ERS-...

28/05/2024

Governo de MT lança licitação para restaurar 39,9 km de rodovia até região do Pantanal

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logísti...

29/05/2024

Prefeitura de Maringa republica licitação para contratar empresa para remoções de arvores

A Prefeitura de Maringá republicou, na tarde dessa...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita