As duas empresas que demonstraram interesse na licitação para restauro da sede da Secretaria Municipal de Cultura, que fica em frente à Concha Acústica, na região central de Londrina, foram consideradas inaptas. Elas não apresentaram documentos suficientes para comprovar capacidade técnica para o serviço.
Segundo publicação no Jornal Oficial do Município, de quarta-feira (3), a empresa G.C. Do Vale Monteiro e Cia Ltda não apresentou Certidão de Acervo Técnico (CAT) de obra de restauro ou reforma de edificação de reconhecido valor histórico. Já a NS Engenharia e Construções Ltda enviou o documento, mas a comissão permanente de licitação do município não conseguiu determinar se o profissional efetivamente acompanhou a execução dos serviços.
A secretária municipal de Cultura, Solange Batigliana, explicou nesta quinta-feira (4) à reportagem de odiario.com que a análise de capacidade técnica é a segunda parte do processo, seguida da avaliação dos documentos fiscais das interessadas. O trâmite consiste em evitar problemas de contratar uma empresa que não tenha condições de tocar a obra depois, assim como ocorreu há três anos com o município.
Em 2011, a terceirizada contratada para o serviço executou parte dos trabalhos de recuperação do antigo prédio. Depois teve o contrato encerrado por não poder atuar com o restauro da unidade. "Essa fase é justamente para evitar problemas, seguindo até a orientação do Tribunal de Contas do Estado", declarou a secretária.
G.C. Do Vale Monteiro e Cia Ltda e NS Engenharia e Construções Ltda terão até o dia 12 deste mês para apresentar recurso. Para Solange, a expectativa é de conseguir caminhar para o próximo passo da licitação - a análise das propostas e seus valores.
O restauro do prédio está estimado em R$ 1.187.893,14. A previsão é de trabalhos em uma área de 1.463,15 m². O espaço já abrigou a Biblioteca Pública Municipal de Londrina e a antiga Casa da Criança. Projetado pelo arquiteto João Batista Vilanova Artigas, foi inaugurado em 1955.
04/09/2014
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...