Fornecedores de bens e serviços para a administração pública já podem declarar no sistema Compras.gov.br se desenvolvem programas de integridade. Essa informação será decisiva como critério de desempate em licitações realizadas pelo governo, conforme determina o Decreto nº 12.304/2024. A medida tem o objetivo de incentivar a ética e o combate à corrupção nas contratações públicas. A nova funcionalidade já está no ar desde o início do mês.
Licitantes que desenvolvem programas de integridade e que atendam aos requisitos previstos no decreto poderão se beneficiar deste critério de desempate, de forma simples. Para isso, basta selecionar o campo de declaração no momento de cadastro da proposta pelo Compras.gov.br. Depois, na fase de habilitação, os fornecedores mais bem classificados e que utilizarem esse critério de desempate devem apresentar documentos que comprovem a situação, conforme um modelo específico que será definido pela Controladoria-Geral da União (CGU).
O decreto regulamenta um dos critérios de desempate previsto na Lei nº 14.133/21, a Lei de Licitações e Contratos Administrativos. O desempate e a classificação das propostas dos fornecedores são feitos automaticamente pelo sistema Compras.gov.br, seguindo os critérios legais. Empresas que declararem falsamente a existência de um programa de integridade estarão sujeitas a penalidades previstas, incluindo advertência, multa, impedimento de licitar e até declaração de inidoneidade.
A inclusão do critério de desempate baseado em programas de integridade traz benefícios tanto para a administração pública quanto para fornecedores e para sociedade ao contribuir para fomentar uma cultura de ética e responsabilidade nas contratações governamentais, incentivar práticas empresariais mais transparentes e responsáveis e ajudar a prevenir fraudes e irregularidades.
A medida representa um avanço na busca por um ambiente de negócios mais ético e responsável. Além de beneficiar a administração pública, a iniciativa tende, a longo prazo, fortalecer a confiança nos processos licitatórios, promovendo um ambiente mais competitivo e justo que assegura o uso de recursos públicos de maneira mais eficiente e íntegra.
Programas de integridade
Um programa de integridade é um conjunto de mecanismos para prevenir, detectar e corrigir fraudes e irregularidades, incluindo auditorias, canais de denúncia e códigos de conduta. A CGU é responsável por criar as regras para implementação desses programas e verificar se estão sendo executados de acordo com os critérios exigidos.
Categoria
Finanças, Impostos e Gestão Pública
13/02/2025
14/09/2026
Curso Presencial IA na Prática para Licitações e Contratações Públicas - Porto Alegre-RS
O curso de Inteligência Artificial em Licitação e ...02/04/2026
Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC
Curso presencial foi idealizado para formar novos ...16/10/2026
Seduc abre licitação para construir dois colégios estaduais integrados em Rondonópolis
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso ...16/10/2026
Edital de licitação para construção de nova ponte entre Cotiporã e Bento Gonçalves é assinado
O edital de licitação para a construção de uma nov...