Embratel vence licitação para Sistema de Controle Inteligente


A Embratel venceu a licitação para o fornecimento de 288 circuitos de comunicação de dados para a interligação do Sistema de Controle Inteligente de Tráfego, a ser implantado pela Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte e pela Empresa de Informática e Informação do Município.

Participaram da concorrência pública a operadora local e a Embratel, que foi declarada vencedora em função do menor preço apresentado: R$ 3,6 milhões para um contrato de 48 meses. A vitória da Embratel possibilitou que os custos envolvidos se adequassem à disponibilidade dos cofres públicos. Quanto ao aspecto técnico da concorrência, a operadora testou previamente a solução que será disponibilizada, garantindo a completa satisfação das necessidades do projeto.

O Sistema de Controle Inteligente de Tráfego permitirá o controle centralizado de semáforos, a monitoração do trânsito por meio de telecâmeras e a veiculação de informações para motoristas por meio de um conjunto de painéis de mensagens variáveis. O objetivo é melhorar as condições de circulação do transporte coletivo na capital.

O início da implantação do sistema de comunicação de dados é imediato, garantindo a inauguração de dez painéis de mensagens variáveis no dia 9 de dezembro. Esses painéis serão distribuídos em pontos estratégicos da capital e informarão os motoristas sobre os pontos com congestionamento e as melhores rotas a serem utilizadas. A implantação dos 288 circuitos será concluída no primeiro semestre de 2004 e possibilitará que as informações do trânsito da região central da capital mineira cheguem, automaticamente, à central de controle da BHTrans.

Segundo o gerente executivo de Vendas da Embratel para o segmento Governo, Guilherme Paixão Franciscani, a participação da Empresa Brasileira de Telecomunicações na concorrência foi fundamental para a viabilização do projeto. Em 2002, a operadora local, única proponente, apresentou preço superior ao orçamento do projeto, o que levou ao cancelamento da licitação. "A Prodabel e a BHTrans certamente contarão com um serviço de alta qualidade e preços adequados para esse projeto, que beneficiará os cidadãos de Belo Horizonte", afirma o gerente executivo.

Em função da importância estratégica do projeto, a Embratel vai ampliar sua rede digital na capital, com o lançamento de mais de 70 mil metros de cabos. Essa ampliação também fará com que outros órgãos estatais, assim como clientes do mercado corporativo que têm representações na região, passem a contar com um acesso digital de alta qualidade para atender às suas necessidades de telecomunicações.

Embratel é a provedora de telecomunicações premium do Brasil, oferecendo uma grande variedade de serviços de telecomunicações - telefonia local e de longa distância, voz avançada, transmissão de dados em alta velocidade, internet, comunicação de dados por satélites e redes corporativas. A Empresa é líder em serviços de dados e de internet no País, estando em posição privilegiada para ser a operadora com uma rede fim a fim (all-distance) da América Latina. A rede da Embratel possui cobertura nacional com quase 29 mil quilômetros de cabos ópticos, representando cerca de um milhão e sessenta e nove mil quilômetros de fibras ópticas.


20/10/2003

Fonte: Panorama Brasil

 

Curso Licitações

17/04/2024

Arcoverde: Prefeitura é orientada a fazer licitação prévia para estrutura do São João

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomend...

17/04/2024

Prefeitura lança licitação para construção do Centro do Idoso, em Treze de Maio

A prefeitura de Treze de Maio lançou na última sem...

17/04/2024

Administração municipal de Barracão prepara lançamento da licitação da praça

A informação é do prefeito Jorge Luiz Santin, que ...

17/04/2024

Prefeitura publica licitação para construção da UBS do Jardim Andréa, a 36ª unidade de saúde..

Comprometida com a qualidade dos serviços de saúde...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita