Embraer: disputa por aviões nos EUA pode começar do zero


A Embraer vê sinais de que a disputa por um contrato com a Força Aérea dos Estados Unidos, que tinha sido vencido pela fabricante brasileira e foi cancelado, "começará do zero" e que não haverá novos testes de voo.
A informação é do presidente-executivo da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar.
Em entrevista à Reuters por telefone, ele afirmou que o fato de que a decisão sobre o novo vencedor será tomada somente no início de 2013 "é totalmente diferente do que estavam falando".
"O que chama a atenção é recomeçarem o trabalho do zero."
"Não sabemos se os requisitos serão mantidos... Pode não haver uma demonstração das aeronaves e não serem usados os dados da apresentação anterior", disse Aguiar.
Entretanto, ele afirmou que "não é nada definitivo, porque a gente tem que esperar o que sai por escrito. Tem sinais e são pontos que a gente se preocupa".
Para o executivo, o Super Tucano A-29 da Embraer, projetado para missões de contra-insurgência, possui o perfil exato para operar no Afeganistão. "Nossa aeronave nasceu com esse DNA."
Segundo ele, representantes da Embraer se reuniram com a Força Aérea norte-americana nesta terça-feira para tratar do assunto.
O encontro ocorreu após a decisão da Força Aérea dos EUA de refazer a licitação para a compra de 20 aviões de caça leve para operar no Afeganistão.
A norte-americana Sierra Nevada e a Embraer venceram a disputa em dezembro, mas o contrato foi suspenso no final de fevereiro por supostas irregularidades com a documentação.
Mas uma investigação interna da Força Aérea norte-americana mostrou que não houve irregularidades por parte dos militares que declararam Sierra Nevada e Embraer ganhadoras do contrato inicial estimado em 355 milhões de dólares.
A Força Aérea afirmou na sexta-feira passada que revisaria as regras do licitação.


17/04/2012

Fonte: UOL - Economia

 

Avisos Licitações

17/07/2026

Estado abriu licitação de R$ 20 milhões para construir CAPS I e CER IV em Guanambi

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a...

17/07/2026

Bonito abre licitação de R$ 5,7 milhões para construir 40 casas populares

A Prefeitura de Bonito, no Agreste de Pernambuco, ...

18/07/2026

Eduardo Braga anuncia licitação do Porto de Eirunepé, uma das maiores obras do município

Manaus (AM) – O senador Eduardo Braga anunciou a a...

17/07/2026

Empresas têm até o dia 25 de agosto para apresentar propostas em licitação de obras em 10 ruas..

Está marcado para o dia 25 de agosto a abertura da...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita