SÃO PAULO - A Embraer disse desconhecer informação publicada nesta segunda-feira no "The Wall Street Journal" sobre uma possível troca dos jatos da brasileira por aviões da canadense Bombardier em projeto para o desenvolvimento de aeronaves espiãs para o governo norte-americano. A empresa afirma que não foi comunicada oficialmente de nada e que as negociações continuam.
Em teleconferência para comentar os resultados da companhia no terceiro trimestre, o vice-presidente executivo corporativo e de relações com investidores da Embraer, Antônio Luiz Pizarro Manso, admitiu que o processo para o fornecimento de jatos para o Exército dos Estados Unidos é "complicado". Apesar disso, ele minimizou a reportagem publicada neste início de semana.
De acordo com o jornal norte-americano, a Lockheed - vencedora da licitação - pode propor nesta segunda-feira a troca do avião a ser usado no projeto de vigilância de US$ 8 bilhões que deve ser implantado nos EUA. Quando a companhia venceu a licitação, o projeto contemplava a aeronave ERJ-145, da Embraer. O avião, no entanto, se mostrou pequeno para comportar todos os equipamentos militares e a tripulação. Inicialmente, levantou-se a possibilidade de troca pelo jato maior Embraer 190. Mas, de acordo com o "Wall Street Journal", a Lockheed preferiu o jato executivo Global Express da canadense Bombardier. A troca seria comunicada oficialmente hoje e, segundo a reportagem, militares teriam aprovado, ainda que informalmente, a troca.
"O que realmente existe é um processo de negociação entre a Lockheed e o governo dos EUA. Não fomos comunicados que teríamos sido desqualificados. Estamos aguardando o processo", disse Pizarro Manso. Ele lembrou ainda que as conversas iniciais com a Lockheed previam que o Embraer 190 fosse uma alternativa à aeronave escolhida. Testes com o avião maior, no entanto, não foram realizados, disse.
14/11/2005
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...