Embraer não Pode Substituir Sucatão


Empresa diz que não fabrica modelo procurado pelo governo.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP. O presidente da Embraer, Maurício Botelho, confirmou ontem que a empresa não fabrica modelos que atendam às exigências do governo para a compra do avião presidencial que substituirá o Boeing 707 da FAB, conhecido como Sucatão. A informação foi dada por Elio Gaspari, em sua coluna de domingo no GLOBO.

— Não temos condição de fornecer um avião como o especificado — afirmou.

Segundo Botelho, o comando da Aeronáutica procurou a Embraer assim que o presidente Lula tomou a decisão de aposentar o Sucatão.

— Mesmo se houvesse algo parecido nos nossos planos para o futuro nada aconteceria nem de perto dentro de um horizonte de cinco anos — disse.

De acordo com ele, nem o Embraer 190, maior avião já fabricado no Brasil, batizado ontem na fábrica da empresa pelo próprio Lula, é capaz de atender às exigências.

— O Embraer 190 não pode transportar 40 passageiros nem tem autonomia de oito mil quilômetros ( como quer o governo) — disse.

Um negócio do governo que interessa à Embraer é a licitação para a compra de novos caças para a FAB. O negócio, estimado em US$ 700 milhões, deve ser fechado ainda no primeiro trimestre. O ministro da Defesa, José Viegas, afirmou que seja qual for o ganhador da concorrência, a Embraer deverá ter participação na fabricação dos caças. A Embraer está no páreo associada à francesa Dassault. Mas a Rússia é apontada como favorita na disputa.

O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), defendeu a inclusão obrigatória de transferência de tecnologia para a Embraer no contrato para compra dos caças.

— A Embraer é uma empresa que tem dado uma contribuição imensa em termos de tecnologia, exportações e prestígio para o Brasil e deve ter assegurada a ela o acesso e a transferência de tecnologia — afirmou Mercadante. (R.G.)


10/02/2004

Fonte: O Globo

 

Avisos Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

19/04/2024

Prefeitura tem licitações abertas para pavimentação de estradas rurais

A Prefeitura de Londrina está com dois processos l...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita