Em Medianeira, Estado anuncia retomada da obra do Centro de Educação Profissional


O governador em exercício Darci Piana anunciou neste domingo (25) a retomada das obras do Centro Estadual de Educação Profissional de Medianeira, na região Oeste. O espaço, que vai funcionar como um centro profissionalizante com capacidade para 1,2 mil alunos, estava com sua construção paralisada desde 2016.

Em visita no dia do aniversário da cidade, Piana anunciou que o lançamento do edital de licitação da obra está previsto para outubro, com investimento estimado em R$ 7 milhões. Medianeira completou 61 anos de emancipação.

“Não podemos deixar que um investimento dessa envergadura fique parado, principalmente na área da educação. Com isso, queremos gerar emprego e renda para a região. E o município recebe esse anúncio em um dia muito especial, no aniversário”, afirmou Darci Piana.

A construção do espaço atingiu 32,6% de execução e foi paralisada há cinco anos por rescisão contratual. Para sua retomada, a obra depende da revisão de projetos estruturais, parecer do Corpo de Bombeiros, vigilância sanitária, entre outras aprovações de projetos na prefeitura. Após a licitação, o projeto passa pelas etapas de contratação, fiscalização e execução da obra.

A previsão é que a construção seja retomada no primeiro semestre de 2022 e que leve 12 meses para conclusão. Com isso, a expectativa é inaugurar o centro no início de 2023.

A unidade vai disponibilizar cursos técnicos nos períodos diurno e noturno para a comunidade local, potencializando a qualificação da mão de obra na região. Os cursos são determinados pelo interesse produtivo da região, e serão discutidos. A gestão do local ficará por conta do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar). A grade curricular dos cursos e suas matrículas serão anunciadas próximas ao fim das obras.

“Tivemos a honra e a alegria de receber a notícia da retomada das obras da escola técnica. É uma estrutura grande, que vai gerar uma boa oportunidade de desenvolvimento. São pessoas que vão se qualificar para o mercado de trabalho. Novos postos estão surgindo no município e as pessoas precisam estar preparadas para essas oportunidades”, afirmou o prefeito de Medianeira, Antonio França.

O projeto do centro educacional prevê uma área construída de cerca de 6,5 mil metros quadrados, divididos em quatro blocos. O espaço será equipado com 12 salas de aula, sala de uso múltiplo, área administrativa, biblioteca, anfiteatro, banheiros, refeitório, cozinha, despensas, depósitos, quadra poliesportiva coberta, vestiários, laboratório de química, física, matemática, biologia e informática, além dos específicos para os cursos.

A parte externa do complexo ainda deve contar com guarita, bicicletário, estacionamento, passarela coberta ligando os blocos e pátio descoberto com auditório ao ar livre.


25/07/2021

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

 

Avisos Licitações

18/04/2024

Governo abre licitação para recuperar Morro da Serrinha

A Secretaria-Geral da Governadoria de Goiás (SSG) ...

18/04/2024

Governador assina ordem de licitação das obras do Aeroporto Regional nesta sexta

Após uma semana da entrega do projeto técnico de m...

18/04/2024

Licitação para Dragagem no Porto de Ilhéus é publicada no Diário Oficial da União

Foi publicado na edição desta quinta-feira (18) do...

18/04/2024

Licitação da duplicação do trecho urbano da 352 será publicada na semana que vem

A Prefeitura de Pará de Minas deve encaminhar para...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita