Em Bertioga, orla precisa de melhorias


A proximidade da temporada de verão coloca em alerta as praias da Baixada Santista. A ­região costuma aumentar em até três vezes a sua população – estimada em 1.781.620 moradores, de acordo com o último levantamento do ­Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Diário do Litoral visitou as praias da Baixada para conferir como ­estão os ­preparativos para a recepção aos turistas. A primeira cidade analisada foi Bertioga.

Com 33 quilômetros de praias, a cidade faz fronteira com São Sebastião, no Litoral Norte. A primeira parada da reportagem do Diário do Litoral foi na Praia da Enseada, a mais extensa do município, que vai do Centro ao bairro do Indaiá, totalizando 12 quilômetros largos e planos de areia.

De acordo com a prefeitura municipal, a região recebeu obras de urbanização recentemente em quatro quilômetros de extensão, com infraestrutura de banheiros, chuveiros, equipamentos de lazer como playground, aparelhos de ginástica e mesas de jogos, além de áreas de contemplação com bancos.

No entanto, boa parte dos equipamentos listados pela Administração Municipal receberam críticas dos moradores e comerciantes da orla. “Os banheiros estão depredados, a iluminação é baixa e a concha acústica está precisando de reparos e melhorias, pois aos finais de semana reúne bastante gente em apresentações de hip-hop”, afirma o morador Ronaldo Rodrigues.

De acordo com a Prefeitura de Bertioga, a Secretaria de Serviços Urbanos realiza a manutenção periódica de toda orla da praia, entretanto, existe muita depredação por parte dos próprios usuários.

Quiosques aguardam licitação para uso

Os novos quiosques de Bertioga, construídos na 1ª fase das obras de reurbanização da orla da Praia da Enseada, e entregues em meados de 2012, ainda aguardam o processo de licitação para poderem ser ocupados.

Na orla da praia da Enseada, toldos vermelhos – que abrigam as construções inutilizadas dos quiosques e os banheiros públicos - estão depredados e se transformaram em abrigo para pessoas em situação de rua.

Durante a visita da reportagem, muitos guardavam suas roupas e materiais nas estruturas abandonadas. Os banheiros também estão vandalizados e com as portas de madeiras desgastadas pela ação do tempo.

Questionada, a Prefeitura de Bertioga afirmou que outros dois quiosques foram finalizados este ano. Em nota, a Administração afirma que “trata-se de equipamentos públicos e por isso a ocupação deve ser feita mediante licitação. Com a conclusão de todos os quiosques foi aberto o processo licitatório que está em andamento. Vale ressaltar que o edital de licitação prevê que a manutenção dos equipamentos ficará sob responsabilidade do vencedor da licitação”. Ainda não há previsão para o início das atividades no local.

No Indaiá, falta de iluminação e segurança

Com os poucos postes de iluminação instalados pelos 4,6 quilômetros da orla, a falta de segurança é a principal queixa dos frequentadores da praia do Indaiá, em Bertioga.

De acordo com a comerciante Denise Araújo, que trabalha há 6 anos no costão do Indaiá, são comuns as queixas de assaltos no local. “Além de roubarem os banhistas, nas últimas semanas escutamos casos de furtos aos carros estacionados na entrada da região. Nunca vemos policiais ou guardas municipais patrulhando esse lado da praia”, pondera.

A falta de fiscalização faz com que, inclusive, a areia da praia seja ocupada por veículos. Em visita, o Diário flagrou uma moto e um carro estacionados às margens da praia.

Questionada, a Prefeitura de Bertioga afirmou que até o final deste mês a Secretaria de Serviços Urbanos vai instalar a iluminação desportiva nesse trecho da praia. Disse ainda que a segurança da região é feita de acordo com a disponibilidade de efetivo da Guarda Municipal.

Água nos chuveiros da orla só na temporada

Há dois meses os cinco chuveiros instalados na Praia da Enseada, no Centro, em quatro quilômetros ao longo da Avenida Thomé de Souza, estão sem água. O fato foi criticado por ­comerciantes.

“Já fomos diversas ­vezes na Prefeitura pedindo reparos, justamente porque as temperaturas estão subindo e queremos reforçar o comércio”, destaca Erick Rodrigues, funcionário de uma das barracas de praia da orla.

Em nota, a Prefeitura de Bertioga afirma que o motivo para interrupção do fornecimento de água durante o período foi a constatação de que os ambulantes estavam utilizando as duchas para lavar os utensílios ­utilizados nas barracas. De acordo com a Administração, a situação será normalizada ­durante a temporada de verão.


24/10/2016

Fonte: Diário do Litoral

 

Curso Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita