Várzea Grande - No primeiro trimestre de 2007 as Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) adotará, em Mato Grosso, um novo modelo de contração de suas obras. A primeira licitação será para a construção de bays de um autotransformador na subestação de Sinop e já existe previsão para que sejam feitas outras para as obras do quarto banco de autotransformador da subestação do Coxipó, em Cuiabá. A mudança no processo consiste na compra de serviços e equipamentos por meio de um único edital, ao contrário do que vinha sendo adotado até então, com a aquisição de obras, serviços e equipamentos por editais separados.
O superintendente regional de engenharia do Mato Grosso, Hélio Monti, explica que para qualquer obra da empresa são cumpridas as etapas de planejamento, definição do orçamento, licitação para fornecimento do equipamento, obras civis e serviços de montagem eletromecânica e finalmente a realização das obras. Hoje, a Eletronorte planeja, faz o projeto e depois de conseguir recursos para as obras, faz as licitações separadas.
Monti explica que a prática foi repensada na tentativa de aumentar a velocidade do processo. No novo modelo de aquisição, a empresa continuará fazendo o planejamento e o projeto básico e licitará as etapas do projeto executivo, do fornecimento dos equipamentos e das obras civis e de montagem, todas num único edital. "As empresas terão que formar consórcios para concorrer. Acreditamos que isso dará mais agilidade, reduzirá custos e simplificará nossa atividade de fiscalização, além de trazer outras vantagens. Isso vai possibilitar o contato com apenas um fornecedor, que será a empresa líder do consórcio, geralmente, uma empresa de grande porte, o que também trará o aumento na confiabilidade dos serviços", disse.
29/12/2006
28/01/2025
Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Licitantes
O Curso de formação de Licitantes ONLINE AO VIVO f...27/01/2025
Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC
O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...23/05/2025
Prefeitura abre licitação para obras de recuperação em dois viadutos e uma ponte em Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretari...23/05/2025
Licitação para ampliação do metrô até o Campo Grande será lançada nas próximas semanas, diz ministro
Em evento realizado em Salvador nesta sexta-feira ...