O Egito, maior importador mundial de trigo, lançou nesta quarta-feira sua sétima licitação para a compra de trigo em um mês e a segunda somente nesta semana, buscando volume não-especificado para embarques entre 21 e 30 de novembro de grande exportadores, incluindo Rússia, França e Estados Unidos.
A estatal egípcia importadora de trigo já comprou quase 1,5 milhão de toneladas nos leilões e mais de 1 milhão de toneladas apenas nas últimas duas semanas de origens distintas em meio a temores de que as áreas afetadas por seca na Região do Mar Negro, como a Ucrânia e Rússia, tenham pouca oferta disponível neste ano.
A Rússia é o principal fornecedor de trigo para o Egito.
As crescentes preocupações quanto ao clima seco podendo reduzir a produção de trigo na Austrália, segundo maior exportador do cereal, só acrescentaram mais temores entre as nações dependentes da importação quanto ao encolhimento dos estoques globais.
"Eu acredito que eles estão de alguma forma nervosos sobre serem capazes de comprar da região do Mar Negro, a qual eles preferem fazer negócios devido à proximidade e aos preços", disse Sterling Smith, especialista do Citigroup.
"Obviamente nós tivemos questões climáticas nos Estados Unidos, uma questão com clima na Austrália, e eles estão nervosos sobre quanto trigo eles podem conseguir da Rússia", acrescentou.
A estatal General Authority for Supply Commodities (GASC) receberá as ofertas para a licitação até a quinta-feira, às 7 horas (horário Brasília).
12/09/2012
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...