Edital sai apenas em abril e ameaça o cronograma


O edital para licitação da Parceria Público-Privada (PPP) que regerá a construção e funcionamento do estádio Arena das Dunas, em Natal, será publicado no próximo mês, o que acarretará em mais um adiamento para o início das obras, previstas para começar em maio. A informação foi repassada à TRIBUNA DO NORTE pelo coordenador-geral do comitê potiguar da Copa do Mundo 2014, secretário estadual de Turismo, Fernando Fernandes. Levando-se em consideração que a publicação do edital de licitação dá um prazo de 45 dias até a abertura dos envelopes com as propostas das construtoras e, após isso, a comissão de licitação dispõe de até 30 dias para definir o vencedor, dar prazo às reclamações e assinar o contrato, os trabalhos somente devem ter início em junho deste ano. O prazo inicial da Fifa era março.
O projeto da Arena das Dunas tem percorrido um caminho consideravelmente extenso, se comparado aos das demais sedes. Em novembro do ano passado, foi dada largada em um processo anterior à PPP, que visou definir um projeto de modelagem da parceria, tendo este sido finalizado somente no final de fevereiro de 2010. Fernando Fernandes informou que entre as nove empresas inscritas para realizar estudos, levantamentos e investigações a serem elaborados para a modelagem da PPP da Arena das Dunas, somente três conseguiram apresentar as respectivas propostas em tempo hábil. São elas: o consórcio integrado pela construtora Queiroz Galvão, Carioca Engenharia e a portuguesa Somag Engenharia; a empresa OAS, gigante do setor, com sede em Salvador e projetos espalhados pelo Brasil; e o consórcio entre a Construtora natalense A. Gaspar e a holandesa HPM. “Nós temos até o final deste mês para divulgar e discutir essas propostas antes de ser escolhida a mais adequada”, afirmou o coordenador da Copa em Natal.
A empresa ganhadora da PPP terá que desenvolver o projeto da Arena baseando-se na modelagem previamente definida. Os demais 11 estados escolheram um caminho consideravelmente menor.
Amanhã, a vizinha Fortaleza, no Ceará, dá o pontapé inicial para as obras da reforma do estádio Castelão com vistas a sediar a Copa do Mundo de 2014. Às 15h serão abertos os envelopes com o resultado da empresa ganhadora da Parceria Público-Privada. Fernando Fernandes disse que não teme insucesso na tarefa de tornar Natal uma das sedes do evento esportivo mundial. “Tudo que nós fechamos com a Fifa e com a CBF está sendo cumprido. Natal é sede e vai ter estádio novo sim”, garantiu o secretário.
Ele afirmou ainda que representantes dos comitês de todos os estados devem fazer uma visita técnica à África do Sul, país que sediará a Copa deste ano, para analisar os acertos e erros que devem ser copiados e/ou evitados no Brasil. Quinta-feira passada foi realizada a última reunião entre os 12 estados e representantes da Fifa.


16/03/2010

Fonte: Tribuna do Norte

 

Avisos Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita