Edital para TV digital já está online


O edital prevê investimentos de R$ 50 milhões do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações para projetos na área. Somente instituições de ensino e pesquisa sem fins lucrativos poderão ser cadastradas.
São Paulo - O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por intermédio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e o Ministério das Comunicações, responsável pela implementação do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), acabam de publicar edital para chamada pública de instituições no âmbito do Sistema Brasileiro de Televisão Digital. O edital prevê investimentos de R$ 50 milhões do Funttel para projetos na área.
Na primeira etapa serão qualificadas instituições que se mostrarem aptas a desenvolver projetos nas áreas de difusão e acesso, terminal de acesso e serviços, aplicações e conteúdo, nos temas transmissão e recepção, codificação de canal e modulação, camada de transporte, canal de interatividade, codificação de sinais fonte, middleware, serviços, aplicações e conteúdo. Somente instituições de ensino e pesquisa sem fins lucrativos poderão ser cadastradas.

COMITÊ CONSULTIVO
No lançamento do edital, foi instalado também o Comitê Consultivo do Sistema Brasileiro de Televisão Digital, que irá orientar a elaboração da política pública para o setor. Fazem parte do grupo 23 instituições que representam as indústrias, as instituições de classes do setor produtivo, e associações de profissionais da área de comunicação social, além de associações que defendem os direitos do consumidor.
A TV digital permitirá o acesso à internet, o ensino à distância, e a interação do espectador com o conteúdo veiculado, entre outros benefícios. O principal objetivo é promover a inclusão digital.
Segundo dados do governo, menos de 8% dos brasileiros nas cidades têm acesso a internet e na região rural, o índice é de apenas 0,02%. Por outro lado, números do IBGE mostram que existem no Brasil aproximadamente 54 milhões de aparelhos de TV. Espera-se que a transmissão pelo novo sinal possa transformar cada aparelho de TV em uma ferramenta de informática.


22/05/2004

Fonte: Estadão.com

 

Curso Licitações

28/01/2023

Prefeitura de Barueri abre licitação para pista de caminhada, praça e reformas

De acordo com um levantamento realizado pela repor...

07/10/2022

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

26/01/2023

S.A.PLATINA: Prefeitura abrirá licitação para pavimentação do Jardim Altvater

A prefeitura de Santo Antônio da Platina lançará n...

27/01/2023

Senai abre licitação para desenvolvimento de software com blockchain

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industri...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita