Edital para obras no trecho 3 da Orla do Guaíba é lançado pela Prefeitura de Porto Alegre


A Prefeitura de Porto Alegre lançou, nesta terça-feira (16), o edital para as obras no trecho 3 da Orla do Guaíba, que vai da foz do Arroio Dilúvio aos fundos do Anfiteatro Pôr do Sol, até o estádio Beira-Rio. O trecho compreende de 15 hectares ao longo de 1,6 km de beira do Guaíba. A primeira parte da revitalização foi entregue em junho do ano passado, depois de quase três anos de obras.

O projeto, assim como o trecho 1, também foi desenvolvido pelo arquiteto Jaime Lerner. O edital estava previsto para ser lançado em março deste ano.

De acordo com o coordenador do grupo de trabalho da obra e vice-prefeito, Gustavo Paim, o trecho 3 ampliará a área de prática de esportes da orla.

"É voltado à potencialização e ampliação da vocação do local ligada à prática do esporte. Além de ciclovias, áreas de convivência e contemplação do pôr do sol, o projeto prevê quadras esportivas e a maior pista de skate da América Latina certificada pela Confederação Brasileira de Skate e Comitê Olímpico".

No novo espaço, estão previstas 27 quadras esportivas, das mais diferentes modalidades, uma pista de skate, arquibancadas, vestiários, além de ciclovia, três bares e mais de 200 vagas de estacionamento. Também estão previstas mais de 550 árvores na área de convivência.

O trecho 3 deve ficar pronto em 2020 e terá custo de R$ 57,18 milhões. As empresas interessadas no edital de licitação terão 30 dias entregar as propostas. Após o início, a obra deve demorar 12 meses para ficar pronta.

Durante o lançamento, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, sugeriu algumas mudanças aos responsáveis pelo projeto. Uma delas é que as quadras do novo trecho sejam poliesportivas, como as do primeiro, que também tiveram que ser alteradas durante as obras.

"Vou fazer um desafio aqui para gente repensar algumas questões específicas do projeto, não sei se antes de lançar o edital, hoje, ou se no decorrer, fazer uma alteração. Talvez alterando aqui algumas quadras para a gente adaptar mais as nossas vocações locais. Vamos corrigir isso aqui, que está com esse erro, para a gente não ser apontado pelo Tribunal de Contas e aí trancar a obra por mais seis meses. Vamos reorganizar as quadras para serem cada vez mais úteis."

O prefeito também sugeriu um deck para que donos de barcos possam ter acesso ao Guaíba sem precisar ser sócio de um clube náutico, além da criação de espaços para crianças e cachorros.

"Também vou colocar mais um pitaco meu. Quem sabe alguma coisa dedicada à primeira infância? Uma pracinha específica para crianças de zero a seis anos, seria extremamente revolucionário na cidade de Porto Alegre. Quem sabe um cachorródromo? Bebedouros também é uma sugestão para aqueles que correm no verão".

Ao G1, a equipe de comunicação da Prefeitura de Porto Alegre informou que "eventuais modificações serão feitas ao longo da execução do projeto" e que "as sugestões do prefeito são pontuais".

Trecho 2 ainda não tem projeto
Quanto ao trecho 2, não há previsão para orçamento, licitação ou início dessa obra. Em entrevista ao G1 em fevereiro de 2019, o vice-prefeito disse que o projeto estava no Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops).

"É uma área que tende a ter capacidade urbanística. Pode ter, por exemplo, roda gigante, espaços de contemplação, serviços, turismo, uma série de possibilidades de maior rentabilidade", disse Paim.

O escritório internacional também está fazendo a modelagem econômica para a oferta de parceria que a prefeitura deve lançar para ações de manutenção e zeladoria dos três trechos da orla, assim que estiverem prontos. Atualmente, a empresa Uber toma conta do trecho 1.

A orla deve ter ainda a revitalização do trecho 4, a partir da Zona Sul de Porto Alegre, que também está em estudos, ainda sem previsão. "Juntando com o Cais Mauá, orla do Guaíba e Pontal do Estaleiro, Porto Alegre vai ter um parque público de 3 hectares. Vamos ter uma revitalização do Guaíba que vai devolver essa convivência da população com o rio", concluiu Gustavo Paim.


16/04/2019

Fonte: G1 Rio Grande do Sul

 

Curso Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita