Edital para licitação do transporte entre Cuiabá e VG é aprovado


Várzea Grande (MT) - Foi aprovado por unanimidade pela Câmara Setorial de Trânsito e Transporte do Aglomerado urbano, nesta quinta-feira, o edital de licitação do transporte intermunicipal com característica urbana entre os municípios de Cuiabá e Várzea Grande.
O edital será publicado no Diário Oficial a partir da próxima segunda-feira (27). O documento teve como base um estudo realizado em julho do ano passado, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), encomendado pelo Aglomerado Urbano e aprovado pelo Conselho Estadual de Transportes em novembro de 2005.
De acordo com a presidente da Agência Estadual Reguladora dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager/MT), Márcia Vandoni, com a realização de novos contratos, após a licitação haverá a racionalização do sistema de transporte intermunicipal. Atualmente existem 21 linhas entre os dois municípios; com o novo plano integrado, serão seis linhas troncais. As linhas ligarão pontos centrais das duas cidades e terão itinerários distintos.
Segundo a presidente da Ager, a redução das linhas ocorre porque algumas das que existem sobrepõem itinerários, e a racionalização tornará o transporte mais ágil e de qualidade. Participam da câmara setorial representantes do Governo do Estado e prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande.
Para o secretário de Transportes de Cuiabá, Oscar Soares Martins, que é um dos membros da câmara, a aprovação do edital é importante porque finalmente começa a integração entre Cuiabá e Várzea grande. “É um passo fundamental, porque consolida o aglomerado na região metropolitana e com certeza nós vamos fazer a racionalização do sistema e atender a reivindicação da população de ter um trânsito mais humano e com qualidade”, destacou Soares.
O secretário de Transportes de Várzea Grande, Tarcísio Bassan, elogiou a cautela da presidente da Ager na publicação do edital e acredita que com a licitação e os novos contratos o transporte coletivo irá melhorar, e atenderá o anseio dos usuários. “A presidente da Ager é muito zelosa quanto a condução dos trabalhos, e com a licitação de uma ou duas empresas o problema estará resolvido”, disse Bassan.
“Houve entendimento e amadurecimento do Aglomerado Urbano. O Governo do Estado já fez a sua parte é importante agora que Cuiabá e Várzea Grande implantem a adaptação e redução de frota”, explicou Márcia Vandoni.

Aglomerado Urbano
A criação do Aglomerado Urbano Cuiabá/ Várzea Grande, foi através da Lei Complementar 083/2001. Constitui-se em uma autarquia inter-governamental, envolvendo o Governo do Estado e prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande.


24/03/2006

Fonte: Jornal Documento

 

Curso Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

19/04/2024

Prefeitura tem licitações abertas para pavimentação de estradas rurais

A Prefeitura de Londrina está com dois processos l...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita