Concórdia/SC - O edital para licitar o gerenciamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) será publicado nesta sexta-feira, 2 de dezembro. As empresas interessadas em fazer a gestão da UPA devem se inscrever até o dia 9 de janeiro do ano que vem, já que a data de abertura das propostas está prevista para 10 de janeiro. Após a assinatura do contrato, a vencedora da concorrência terá prazo de 60 dias para iniciar os serviços.
O edital prevê que uma empresa faça toda a gestão da UPA pelo valor máximo de R$ 583.458,00, custeado pela Administração Municipal e Ministério da Saúde. No entanto, como se trata de uma licitação e essa é a proposta máxima, o valor pode sofrer redução. A empresa que for operacionalizar o serviço será responsável pela contratação de todos os profissionais, desde médicos e enfermeiros a serviços gerais e vigias, além dos insumos médicos-hospitalares.
Enquanto o Município aguarda a liberação de uma emenda parlamentar para comprar o aparelho de raio-x, a empresa que vencer a concorrência terá que fornecer o raio-x. Assim que a emenda empenhada para a aquisição do aparelho for liberada, ele será adquirido pelo Município e colocado à disposição da empresa que fará a gestão da UPA. Os móveis e demais equipamentos médicos e hospitalares já foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde. Ainda está em fase de licitação uma compra de materiais orçada em R$ 546 mil.
O prefeito João Girardi destaca que colocar a UPA em funcionamento é um compromisso assumido com os concordienses. "Fizemos várias análises e, neste momento, licitar o serviço é a melhor alternativa. A população de Concórdia merece esse atendimento", destaca João Girardi.
Quem pode usar a UPA
O secretário de Saúde, Alessandro Vernize, explica que como a UPA de Concórdia é municipal, o atendimento será restrito a quem reside no Município. A prioridade é para quem usa o Sistema Único de Saúde (SUS), mas mesmo quem possui planos de saúde têm direito a ser atendido na UPA.
Tipos de atendimentos
Os casos considerados de urgência e emergência, a exemplo de acidentes de trânsito, serão encaminhados diretamente à UPA. À noite ou nos horários em que as unidades básicas de saúdes estão fechadas, o primeiro atendimento aos concordienses também será prestado na UPA. Se houver necessidade de consulta com médico especialista, cirurgia ou internação hospitalar, os pacientes vão ser encaminhados da UPA para o Hospital São Francisco.
02/12/2016
24/11/2025
Cursos Presenciais - Contratação Direta, Dispensa e Inexigibilidade - Florianópolis/SC
Curso presencial voltado à Esfera Pública, com foc...12/11/2025
Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas
Este curso foi idealizado para formar novos profis...02/10/2025
Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação
Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...25/08/2025
Cursos Presenciais - Formação e Aprimoramento em Licitações - Florianópolis/SC
O Curso Presencial Completo para Formação de Agent...