Salvador - As pesquisas relacionadas à biotecnologia no semi-árido acabam de receber incentivos do governo federal, com o resultado do Edital Etene/Fundeci/MCT 01/2003, que garante o investimento da ordem de R$ 7,7 milhões na Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio). Com isso, quatro projetos aprovados pelo edital receberão o aporte de verbas para serem desenvolvidos, dos quais dois são coordenados por pesquisadores da Bahia.
Eles são voltados para a resolução de problemas enfrentados pelas populações da região, como o melhoramento genético de plantas, sementes e animais, pesquisa de vacinas e fármacos para o combate de doenças endêmicas da região e o controle de pragas na agroindústria.
Para o coordenador Científico da Renorbio, Luis Antônio Barreto de Castro, o edital foi um sucesso. “Recebemos propostas de altíssima qualidade, o que se tornou um bom problema para o Comitê Técnico Assessor na hora de julgar. Sem dúvida atingimos o objetivo de iniciar a integração da base científica da região”, declara.
De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia e um dos idealizadores da Renorbio, Rafael Lucchesi, “a rede é focada no desenvolvimento de tecnologias que promovam a inclusão social no semi-árido”. Ele explica que, “além dos efeitos na qualidade de vida dos nordestinos, as inovações desenvolvidas deverão propiciar a criação de empresas de base tecnológica na região, que por sua vez poderão exportar essas soluções para outras áreas carentes do mundo”.
Um dos projetos aprovados é denominado Criação de uma Rede de Antígenos Recombinantes para Desenvolvimento de Vacinas e Métodos Diagnósticos visando o Controle de Doenças na Região Nordeste do Brasil. Coordenado pelo pesquisador titular da Fundação Osvaldo Cruz da Bahia, Lain Carlos Pontes de Carvalho, o projeto conta com a cooperação entre os estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Maranhão, envolvendo oito laboratórios de pesquisas.
06/05/2004
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...