O Ministério dos Transportes divulgou nota informando que o governo espera publicar em agosto deste ano o edital de licitação para conceder à iniciativa privada a execução do projeto de um trem de alta velocidade entre São Paulo e Rio de Janeiro.
A proposta, que vem sendo discutida dentro do governo desde o início do ano passado, prevê que o investidor que vencer a licitação terá de aplicar cerca de US$ 9 bilhões na construção da linha, que ligaria a Estação da Luz, no centro de São Paulo, à Central do Brasil, no Rio.
Em nota, o Ministério dos Transportes informa que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, tratará do projeto com representantes do Banco Internacional Europeu (Bei), na Itália. Esse banco, segundo o governo, já teria demonstrado interesse em financiar o projeto.
Se de fato sair do papel, o trem Rio-São Paulo percorrerá 403 quilômetros entre as duas cidades em uma hora e 25 minutos, atingindo a velocidade máxima de 360 quilômetros por hora. Para se concretizar, o projeto precisa ainda receber o aval do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis .
28/05/2007
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...