Edital do projeto Orla do Guaíba já está sendo preparado


A licitação para as obras de revitalização da Orla do Guaíba será encaminhada dentro de 15 dias. Na tarde de sexta-feira, 15, em reunião com todas as secretarias e órgãos da prefeitura envolvidos, o prefeito José Fortunati e o vice Sebastião Melo analisaram o projeto assinado pelo escritório Jaime Lerner, suas plantas e cronograma de execução. “É um momento histórico para Porto Alegre. Tenho acompanhado diretamente e sei da complexidade deste projeto, sei o quanto foi trabalhado por todos e do comprometimento de todos. Estão todos de parabéns”, disse o prefeito.

A licitação para contratação da empresa responsável ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), uma vez que quase 70% do projeto de 7 quilômetros de extensão refere-se a construções, com o acompanhamento da PGM, Smam, Smurb, Turismo, Esportes, Edificapoa e Gabinete de Desenvolvimento e Assuntos Especiais (Gades). De acordo com o coordenador do Gades, Edemar Tutikian, o projeto de revitalização da Orla, que vai da Usina do Gasômetro até o Arroio Cavalhada, está dividido em cinco fases. A primeira etapa irá até a Rótula das Cuias, sendo que a obra deverá durar cerca de 18 meses.

O novo Parque Urbano da Orla do Guaíba estará caracterizado por dois elementos, de acordo com os responsáveis pelo projeto: o nível do calçadão, que corre sobre o dique que integra o sistema de proteção de cheias da cidade, e o novo passeio, mais elevado. Entre o calçadão e o passeio haverá atividades de esporte, lazer e gastronomia. “É um projeto para marcar a vida de Porto Alegre. Significará uma nova valorização ambiental e um nova identificação da cidade, principalmente, pela agregação ao Guaíba”, disse o prefeito Fortunati, ao destacar que todo o projeto teve o acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado.

Este primeiro trecho - num total de 1,5 mil metros - está orçado em R$ 57,4 milhões. Terá novo projeto paisagístico, ciclovia e caminhos iluminados com fibra ótica, permitindo um espetáculo noturno. Toda a orla será iluminada com lâmpadas led, permitindo o uso durante 24 horas. Serão colocados quatro bares com belverderes, que no verão tomam o aspecto de quiosques e, no inverno, podem ser fechados com vidros. Junto à Usina, um novo terminal turístico permitirá o atraque de embarcações, com sala de embarque climatizada e deque de 2 mil metros quadrados, tudo considerando a tradicional festa de réveillon da cidade. O deque terá bancos voltados para o rio. No trecho após a Usina, haverá quadras poliesportivas e, no talude, serão construídas arquibancadas voltadas para o rio.

Os projetos da segunda etapa até a foz do Arroio Cavalhada encontram-se em fase de prospecção de recursos. Neste trecho, o destaque fica para o setor esportivo, com a implantação de área para a prática de skate, além de quadras esportivas e campo de futebol. Juntamente com o Cais Mauá, o Parque Urbano da Orla do Guaíba pretende estabelecer um novo patamar de atratividade turística para a cidade. Ao todo, 20 órgãos, secretarias e instituições estiveram envolvidos no projeto. Além dos órgãos municipais, teve acompanhamento dos Bombeiros, do Parque Marinha do Brasil, da Secretaria de Porto e e Hidrovias, Câmara Municipal, TCE, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Ministério Público.


17/08/2014

Fonte: Site Prefeitura de Porto Alegre

 

Avisos Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita