Edital do novo aterro sanitário sairá em 60 dias


O Diretor Presidente da ADASA, Vinicius Benevides, assinou contrato com a empresa Geotec para fornecer apoio técnico à equipe da Superintendência de Resíduos Sólidos (SRS) na elaboração do edital e do termo de referência para construção e operação do aterro sanitário da Samambaia, que substituirá o lixão da Estrutural.
O documento será publicado nos próximos 60 dias, definindo os critérios para a construção do novo aterro sanitário, que garantirá a disposição correta dos resíduos sólidos do DF.
Regulador e fiscalizador dos serviços relacionados à coleta, destinação e tratamento dos resíduos sólidos do DF, a ADASA tem participado ativamente das discussões sobre a construção do aterro da Samambaia.
A Agência está envolvida em estudos de novas tecnologias para o tratamento do lixo urbano, maneiras de aumentar a vida útil dos aterros sanitários, estruturação de ações para garantir a implantação do novo aterro, coleta seletiva e a reciclagem do lixo, com a participação das cooperativas dos catadores de material reciclável.
Durante a reunião foram definidos os procedimentos técnicos que envolvem custos de implantação do novo aterro, situação geológica do terreno, mantas de proteção de impermeabilização e outras características técnicas. Caberá à Caesb a construção da estação de pré-tratamento de chorume, e à NOVACAP providenciar as edificações, cercas, barreira vegetal e as vias de acesso. Ficará à cargo do SLU a licitação para a construção e operação da área de aterro.
Todos os órgãos envolvidos trabalham com a expectativa de receber o primeiro caminhão de resíduos em setembro de 2013, ocasião em que será desativado o lixão da Cidade Estrutural. No local do atual lixão, será construído o “Complexo Eco Empresarial da Estrutural”, que vai abrigar indústrias com atividades relacionadas ao aproveitamento de resíduos, gerando renda e trabalho para as pessoas que já vivem do lixo.


05/09/2012

Fonte: Clica Brasília

 

Curso Licitações

14/09/2026

Curso Presencial IA na Prática para Licitações e Contratações Públicas - Porto Alegre-RS

O curso de Inteligência Artificial em Licitação e ...

02/04/2026

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

Curso presencial foi idealizado para formar novos ...

16/10/2026

Seduc abre licitação para construir dois colégios estaduais integrados em Rondonópolis

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso ...

16/10/2026

Edital de licitação para construção de nova ponte entre Cotiporã e Bento Gonçalves é assinado

O edital de licitação para a construção de uma nov...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita
⇧