SÃO PAULO - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) espera publicar em janeiro o edital de licitação para as faixas da freqüências de 1,9 GHz, mais as sobras de 1,8 GHz e de 850 MHz. A agência optou por vender juntas essas licenças, mas antes da concorrência para as freqüências destinadas à 3ª Geração.
O superintendente de serviços privados do órgão regulador, Jarbas Valente, afirmou que a idéia é colocar a minuta desse edital em consulta pública após aprovação do conselho diretor, o que deve ocorrer nas próximas semanas. A expectativa é que os envelopes com as propostas possam ser abertos em março de 2007.
De acordo com Valente, a consulta deve durar de 10 a 15 dias. O objetivo dessa licitação é permitir cobertura nacional às operadoras que não possuem. Ele usou como exemplo as operadoras Vivo e Claro, assim como as menores, como a Telemig Celular.
A Vivo tem interesse em duas faixas de 10 MHz no espectro de 1,9GHz para ter operações próprias em Minas Gerais e nos seis Estados do Nordeste, onde a companhia sequer pode oferecer roaming digital. A freqüência que a Vivo pretende utilizar estava, até o final do ano passado, destinada para a telefonia fixa sem fio (WLL, na sigla em inglês).
De posse desse espectro, a Vivo poderá se tornar uma empresa nacional, a exemplo do que já é apenas a TIM Brasil. A Claro também não detém cobertura de todo o País, pois não atende a Região Norte.
28/11/2006
27/05/2025
Adamantina abre licitação para construção de ciclovia na vicinal Moysés Justino da Silva
A Prefeitura de Adamantina publicou edital para co...27/05/2025
Após abandono, reforma da UBS de Irerê terá nova licitação
A reforma da UBS (Unidade Básica de Saúde) do dist...27/05/2025
Caesb lança licitação de R$ 92 milhões para levar saneamento à comunidade de Santa Luzia
A Caesb publicou nesta terça-feira (27) o edital p...26/05/2025
APS publica edital para contratação de plano de saúde suplementar
A Autoridade Portuária de Santos (APS) publicou ne...