O edital de licitação para escolher a nova operadora do serviço de transporte aquaviário do Estado do Rio de Janeiro contemplará 11 propostas de projetos de lei (PL) em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Ontem, a Comissão de Transporte da Alerj analisou, em audiência pública, os textos que impactam no funcionamento do serviço.
Estiveram presentes o secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, e representantes da Procuradoria do Estado e da sociedade civil. “Essa audiência foi realizada porque há em tramitação na Casa, mais de 20 projetos que podem somar com o edital a ser realizado. No entanto, não haveria tempo hábil para que eles fossem aprovados antes do lançamento do edital”, explicou o presidente da comissão, deputado Marcelo Simão (PMDB).
Entre os pontos que serão incluídos na licitação estão a instalação de câmeras de segurança em todas as estações (como propõe o PL 237/15), a capacitação dos trabalhadores para orientação sobre o uso de assentos prioritários (PL 481/15), a exposição, nas estações e nas embarcações, de fotos de crianças desaparecidas (PL 1793/16) e a exigência de que todas as embarcações possuam ar condicionado (PL 404/11). “Tudo isso vai qualificar o processo licitatório. Foram diversas audiências públicas e, pela primeira vez em uma licitação de transportes, fizemos uma consulta aberta em que recebemos 188 sugestões da população e da Casa legislativa”, comentou Vieira.
Além disso, como pontuou o deputado Comte Bittencourt (PPS), é possível que o edital ainda abra a possibilidade de uma empresa diferente operar as novas linhas (para os aeroportos Galeão e Santos Dumont e para as cidades de São Gonçalo e Duque de Caxias) caso a ganhadora da licitação não aponte viabilidade financeira em uma série de estudos que deverá ser feita em até um ano desde a assinatura do contrato.
“É uma preocupação para não engessar o sistema. O que nós não queremos é que as baías de Guanabara e a da Ilha Grande fiquem no monopólio de uma única empresa”, comentou Comte.
01/09/2017
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...