Edital de licitação da obra do calado do Porto de Cabedelo deve ser publicado no próximo trimestre


De acordo com Gilmara Temóteo – sobre as ações preparatórias para a execução da obra de conclusão da dragagem -, a Docas da Paraíba possui um Anteprojeto atualizado pelo INPH – Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias, Licença de Instalação vigente, expedida pelo órgão ambiental (Sudema), Relatório Ambiental Simplificado – RAS, em fase final de atualização e a obra de Batimetria com ordem de serviço já assinada e prestes a ser iniciada, “o que nos leva a uma previsão de que o edital de licitação da obra será lançado neste próximo trimestre.”

O executiva afirmou que, uma vez concluída a dragagem, o calado do Porto de Cabedelo passará para a cota operacional de 11 metros, o que possibilitará a entrada de navios com capacidade para até 55 mil toneladas. “Essa nova característica vai oferecer ao complexo portuário paraibano outras vantagens logísticas, um ambiente mais propício para aumentar o volume de movimentação de produtos e atração de novas cargas”, pontuou Gilmara Temóteo.

A presidente da Docas Paraíba salientou, entretanto, que “vale pontuar” que o complexo portuário paraibano segue com calado operacional homologado para cota de nove metros e 14 centímetros, “portanto, apto para receber navios de cargas e passageiros com até 200 metros de comprimento e capacidade de até 35 mil toneladas.”

A reportagem pesquisou informações sobre operações portuárias pelo Brasil, que mostra que, a cada dia, as embarcações no mundo estão maiores e cumpridas, havendo a necessidade de atualização de modelos de serviços e atendimento às empresas que atuam no segmento. Com essa obra, o Porto de Cabedelo terá condições de atender navios de cargas maiores, consequentemente, com maior volume de produtos, passando a ser ainda mais competitivo, tanto por conta de sua infraestrutura, quanto pela a sua localização.

Outro segmento que pode investir no Porto de Cabedelo é o de cruzeiros de passageiros. O presidente da Clia Brasil – que engloba as companhias marítimas -, Marcus Ferraz, tem a Paraíba como um pretenso destino turístico para as futuras temporadas de cruzeiros pelo litoral brasileiro. O equipamento paraibano também está sendo preparado para atender essa demanda, com a construção do Terminal de Passageiros, um dos projetos que está em andamento e que deve ser anunciado ainda em 2021.

No Brasil o porto que tem maior calado é o de Itaguaí, no Rio de Janeiro, com 20 metros de profundidade, seguido do Porto Paranaguá, no Paraná, que conta com um calado de 16 metros de profundidade. Os Portos de Santos e Salvador têm os mesmos 15 metros de profundidade.


13/09/2021

Fonte: Turismo em Foco

 

Avisos Licitações

22/09/2021

Licitação prevê R$ 10 milhões para reforma de calçadas em Rio Preto

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria ...

21/09/2021

Câmara de Manaus prepara licitação de R$ 764 mil para sistema de monitoramento

MANAUS – A CMM (Câmara Municipal de Manaus) vai co...

21/09/2021

Deputados Anunciam Licitação Para Reformar Cerca De 500 Escolas

Após a exibição de vídeo de goteiras em escolas no...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita