O Sistema de Sinalização Turística da Capital será ampliado para os bairros Cidade Baixa e Moinhos de Vento, Orla do Guaíba e a rota Caminhos Rurais. São 260 placas novas placas, entre viárias e para pedestre. O Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) publicou na segunda-feira, 18, o edital da licitação aberta pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) para contratação de empresa que irá confeccionar e instalar as placas previstas no sistema para orientar moradores e visitantes em roteiros pelos atrativos históricos e culturais das regiões.
Nos bairros Cidade Baixa e Moinhos de Vento, a sinalização contemplará 29 pontos turísticos com 13 placas interpretativas, 118 indicativas para pedestre e 43 viárias. Já na Orla do Guaíba, da área central até o bairro Ipanema, e nos Caminhos Rurais, serão sinalizados nove atrativos com a instalação de quatro placas interpretativas e 82 viárias.
O projeto, realizado em parceira com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), conta com recursos do Ministério do Turismo complementados com contrapartida do município. De acordo com o edital, o investimento será de R$ 689.217,09. As propostas das empresas interessadas em participar da licitação serão recebidas até o próximo dia 29, data de abertura do certame. O prazo final da instalação das placas é de quatro meses, após a ordem de início.
Rotas Acessíveis – O edital da licitação para implantação do projeto Rotas Acessíveis no entorno do Mercado Público também foi publicado no Dopa na segunda-feira. De acordo com o edital, está previsto um percurso de interligação contínua, sinalizada e sistêmica entre os elementos que compõem a acessibilidade, tais como pisos tácteis de alerta e direcional. Realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social (Smacis), o projeto visa contemplar as necessidades de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em áreas turísticas.
O investimento nesta etapa será de R$ 51.129,12, com recursos do Ministério do Turismo comtemplados com contrapartida da prefeitura. As propostas serão recebidas no dia 27 de maio deste ano, data de abertura dos envelopes. A empresa vencedora terá o prazo de dois meses para realizar a implantação, após a ordem de início. Ambos os editais estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Gestão.
19/05/2015
04/12/2025
Campinas divulga data de edital e calendário para licitação do transporte coletivo
A prefeitura de Campinas (SP) anunciou que vai pub...04/12/2025
Licitação para construir Terminal Santa Luzia é publicada nesta quarta-feira
A publicação do edital de licitação para a constru...04/12/2025
Ministério da Gestão regulamenta licitação por diálogo competitivo e amplia ferramentas que..
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços P...04/12/2025
Obra – Semae abre licitação para nova adutora nas regiões do Dois Córregos e Cecap
O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Pi...