BRASÍLIA - O governo pode liberar para audiência pública, até o fim da semana que vem, os editais de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília. A data de leilão dos três aeroportos está mantida para 22 de dezembro, segundo afirmou nesta quinta-feira o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys.
Ele disse que deverão ir para consulta pública tanto a minuta do edital de licitação quanto os contratos de concessão. Guaranys assegurou que há empresas estrangeiras interessadas no processo e informou que o fato de a Infraero ter poder de veto nas futuras decisões não afasta esse interesse. "Esperamos um grande número de operadoras estrangeiras", afirmou.
O diretor disse ainda que o critério de disputa no leilão será o de maior valor de outorga, seguindo o modelo usado na licitação de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. Ele destacou também que os três aeroportos poderão ser operados por empresas diferentes, inclusive com tarifas distintas, desde que respeitem o teto definido pelo governo. "Os aeroportos poderão concorrer entre si para uma empresa aérea definir a sua base", concluiu Guaranys.
22/09/2011
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...