O setor público brasileiro movimentou R$ 419 milhões em compras públicas realizadas via Internet no primeiro trimestre de 2006. A informação é do índice mensal da FF Pesquisa & Consultoria, divulgado em parceria com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico - Camara-e.net.
Também de acordo com o levantamento, as transações públicas online cresceram 84% nos primeiros três meses do ano, na comparação com o mesmo período de 2005, quando foram movimentados R$ 228 milhões. No entanto, o percentual do total comprado no trimestre ficou em 2,9%, representando queda em relação ao verificado nos últimos meses do ano anterior (média de 4%).
“Quando analisamos o índice e-Licitações mês a mês, fica claro que a baixa no percentual se deve, fundamentalmente, à queda na utilização do pregão eletrônico em janeiro e fevereiro, tendo em março retornado ao valor médio de 4%”, explica o diretor de Tecnologia da FF, Galileu Vieira. “Esta é uma flutuação que em nada modifica a tendência de aumento das compras eletrônicas ao longo do ano”, acrescenta.
No primeiro trimestre a participação dos Estados, em termos de valor negociado via web, aumentou para 26% - em 2005 não passou de 17%. “Isto provavelmente se deve à falta de aprovação do orçamento federal por parte do congresso, que aconteceu somente em abril”, destaca Cid Torquato, diretor executivo da Camara-e.net. “Um passo importante para o aprimoramento deste tipo de processo licitatório é o uso de certificação digital. Isso com certeza garantirá maior segurança tecnológica e jurídica ao processo”, conclui.
17/05/2006
24/08/2026
Licitação para reforma e ampliação da Escola Faustina da Luz Patrício é lançada
A Prefeitura de Tubarão abriu licitação para a ref...24/08/2026
Autoridade Portuária de Santos publica edital para aquisição de equipamentos de ar-condicionado
A Autoridade Portuária de Santos (APS) tornou públ...24/08/2026
Muriaé abre licitação para obras de estabilização de talude em unidade de saúde
A Prefeitura de Muriaé, na Zona da Mata mineira, a...22/08/2026
Governo Jerônimo publica licitações para mais de 110 km de rodovias e acessos na Bahia;..
Neste sábado, 22/08/2026, a consolidação dos aviso...