São José dos Campos (SP) - Discute-se a participação das empresas nacionais Embraer e Avibrás. As regras do processo de escolha dos novos caças F-X da Força Aérea Brasileira (FAB) não mudaram, segundo o Ministério da Defesa (MD). "A decisão do Conselho de Defesa Nacional será feita depois de terem sido avaliadas todas as ofertas das empresas participantes, incluindo as propostas de transferência de tecnologia", informou o MD na sexta-feira.
A dúvida veio à tona depois que o ministro José Viegas Filho, em depoimento à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, na quarta-feira passada, disse que a participação da indústria nacional seria definida após a decisão do Conselho de Defesa Nacional, qualquer que fosse o vencedor do processo.
"A declaração do ministro não indica mudanças nas regras da concorrência. Ele apenas estava se referindo à operacionalização da oferta do vencedor junto à indústria nacional", informou a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa. Para o deputado Antônio Carlos Pannunzio (PSDB-SP), o ministro Viegas deu a entender que a indústria nacional estaria presente qualquer que fosse o resultado.
O fundamental para o Brasil nesse processo, segundo o deputado, são as considerações de natureza estratégica. "Não precisamos ter o melhor avião da concorrência. Todos eles atendem às necessidades básicas da FAB. O importante é avaliar a melhor proposta de transferência de tecnologia e a Embraer me parece ser a opção mais adequada", disse o deputado.
Em entrevista ao site DefesaNet, dias atrás, Viegas havia reforçado a idéia de que o governo pretende estimular a formação de parcerias com empresas brasileiras, qualquer que seja o ganhador.
Numa outra frente, o engenheiro Ozires Silva, um dos criadores do movimento em defesa da indústria nacional na concorrência dos caças, defende a idéia de uma solução que possa ser compartilhada pelas duas empresas nacionais que estão mais diretamente ligadas à concorrência: a Embraer e a Avibrás.
02/02/2004
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...