São José dos Campos (SP) - Discute-se a participação das empresas nacionais Embraer e Avibrás. As regras do processo de escolha dos novos caças F-X da Força Aérea Brasileira (FAB) não mudaram, segundo o Ministério da Defesa (MD). "A decisão do Conselho de Defesa Nacional será feita depois de terem sido avaliadas todas as ofertas das empresas participantes, incluindo as propostas de transferência de tecnologia", informou o MD na sexta-feira.
A dúvida veio à tona depois que o ministro José Viegas Filho, em depoimento à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, na quarta-feira passada, disse que a participação da indústria nacional seria definida após a decisão do Conselho de Defesa Nacional, qualquer que fosse o vencedor do processo.
"A declaração do ministro não indica mudanças nas regras da concorrência. Ele apenas estava se referindo à operacionalização da oferta do vencedor junto à indústria nacional", informou a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa. Para o deputado Antônio Carlos Pannunzio (PSDB-SP), o ministro Viegas deu a entender que a indústria nacional estaria presente qualquer que fosse o resultado.
O fundamental para o Brasil nesse processo, segundo o deputado, são as considerações de natureza estratégica. "Não precisamos ter o melhor avião da concorrência. Todos eles atendem às necessidades básicas da FAB. O importante é avaliar a melhor proposta de transferência de tecnologia e a Embraer me parece ser a opção mais adequada", disse o deputado.
Em entrevista ao site DefesaNet, dias atrás, Viegas havia reforçado a idéia de que o governo pretende estimular a formação de parcerias com empresas brasileiras, qualquer que seja o ganhador.
Numa outra frente, o engenheiro Ozires Silva, um dos criadores do movimento em defesa da indústria nacional na concorrência dos caças, defende a idéia de uma solução que possa ser compartilhada pelas duas empresas nacionais que estão mais diretamente ligadas à concorrência: a Embraer e a Avibrás.
02/02/2004
23/05/2025
Prefeitura do Recife republica licitações do Parque Governador Eduardo Campos
A Prefeitura do Recife vai republicar, neste sábad...24/05/2025
Cascavel abre licitação para contratação de vale-alimentação para Conferência de Assistência Social
A Prefeitura de Cascavel divulgou o aviso de licit...23/05/2025
Prefeitura abre licitação para obras de recuperação em dois viadutos e uma ponte em Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretari...23/05/2025
Licitação para ampliação do metrô até o Campo Grande será lançada nas próximas semanas, diz ministro
Em evento realizado em Salvador nesta sexta-feira ...