Duplicação da BR-163:Dnit marca licitação do novo projeto para concluir obra que completa 10 anos


Agora é oficial. O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) enfim marcou a data para escolher a empresa que vai elaborar os projetos básicos e executivos do trecho remanescente da duplicação BR-163 entre Cascavel e Marmelândia. Informação confirmada em primeira mão ao blog pelo superintendente do Dnit, Hélio Gomes da Silva Júnior.

O custo máximo para o novo projeto é de mais de R$ 3,7 milhões. A licitação será no dia 5 de novembro, por concorrência eletrônica. E será escolhida a empresa que apresentar melhor técnica e preço.

A duplicação completa é de 74,96 km entre as cidades, mas uma parte já foi executada. Restam praticamente 18 km para serem concluídos.

O projeto inclui algumas mudanças no traçado original, elaborado ainda em 2014, quando todo o processo começou. Foi considerado acréscimo de 20%, totalizando 31,61 km, para abranger todos os retornos e acessos necessários.

Uma das principais alterações será no trecho entre Lindoeste e Santa Lúcia, próximo a comunidade de Cerro Azul. Em 2023, os moradores fizeram protestos cobrando a construção no retorno. Em alguns casos, a população precisaria se deslocar 20 km de ida e mais de 20 km de volta para chegar em casa pela falta do acesso. Além disso, o trecho já foi palco de inúmeros acidentes.

A empresa contratada terá 309 dias para concluir o projeto, com um prazo total de 489 dias para entrega. A elaboração do projeto é a fase inicial da retomada da duplicação.

A obra começou em 2014 e deveria ter sido entregue em 2018. Mas houve atrasos e aditivos.

Na prática, tudo está parado desde 2020, quando a empresa contratada na época abandonou o serviço por falta de pagamento. Em 2022, o contrato foi cancelado por decisão de justiça e uma nova contratação precisa ser feita.


17/09/2024

Fonte: CATVE.com

 

Avisos Licitações

02/06/2026

Aberta licitação para construção de passarelas no Igapó

A Prefeitura de Londrina publicou edital para sele...

02/06/2026

Gasoduto do Sergipe Águas Profundas terá licitação este ano

A Petrobras vai lançar ainda este ano a licitação ...

02/06/2026

MPDFT abre licitação para serviços de estruturação de eventos e montagem de estruturas

O Ministério Público do Distrito Federal e Territó...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita