Dubai sem concorrentes para licitação


Londres - A expansão das operações portuárias de Dubai sugere que o país do Golfo Persa dificilmente encontrará concorrentes à altura na licitação pela Peninsular & Oriental Steam Navigation (P&O), afirmam analistas de bancos como o ABN Amro Holding.
Em dezembro, a DP World, a companhia portuária de Dubai, venceu as propostas da Temasek Holdings, a estatal de investimentos de Cingapura, e da Hutchinson Whampoa pelo controle dos terminais de contêineres na Ásia e na América do Sul, da CSX, por US$ 1,15 bilhão. "Era uma concorrente por fora mas entrou com uma proposta que desbancou todos os outros concorrentes", pelos terminais da CSX, disse Christian Cowley, analista do ABN Amro em Londres.

"Não sei de quanto ela dispõe, mas provavelmente é muito dinheiro".
A DP World e a Temasek, proprietária da segunda maior operadora de portos, são algumas das companhias que concorrem pela aquisição de novos terminais, que estão florescendo porque a demanda dos consumidores nos Estados Unidos e na Europa por produtos baratos alimenta o crescimento do comércio mundial.
Sediada em Jebel Ali, no sul da Cidade de Dubai, a DP World está em conversações que poderão levar a uma oferta pela P&O, a maior operadora de portos da Grã-Bretanha, informaram no dia 30 de outubro pessoas a par das negociações. A Temasek contratou a UBS para preparar uma possível proposta, noticiou o Financial Times no dia 5 de novembro, sem citar ninguém.
A companhia do porto de Dubai desembolsou, ao que se calcula, 14,7 vezes os lucros antes do pagamento dos juros, impostos, depreciação e amortização pelos terminais da CSX. Este foi o preço mais alto pago por ativos portuários desde 2000, segundo estimativas da ABN Amro.
O ministro dos Transportes de Cingapura, Yeo Cheow, disse em dezembro de 2004, no mês em que a DP World conseguiu os ativos da CSX, que a Temasek foi vencida na licitação porque é "prudente" com as quantias que oferece.


16/11/2005

Fonte: Gazeta Mercantil

 

Curso Licitações

22/04/2024

Município de Tibagi abre licitação para aquisição de kits de material escolar

O município de Tibagi anunciou a abertura de licit...

22/04/2024

Administração de Araranguá avança com processo de licitação do serviço funerário

Em entrevista exclusiva à Rádio Araranguá, no prog...

22/04/2024

Paraíso das Águas abre licitação para contratar empresa de coleta de resíduos hospitalares

Prefeitura de Paraíso das Águas, município localiz...

22/04/2024

Licitação para construção do Centro Especializado em Reabilitação em Santa Cruz é aberta

Na busca por aprimorar e ampliar os serviços de sa...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita