Dragagem do canal tem 21 interessados


A uma semana da abertura dos envelopes com propostas para a dragagem do Canal da Galheta, 21 empresas já adquiriram o edital de licitação da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). Apesar do número alto, fontes do setor portuário estimam que menos de cinco empresas apresentem propostas, que serão conhecidas na próxima quarta-feira, dia 16. Entre os interessados, há companhias nacionais e estrangeiras, mas o nome delas é mantido em sigilo. O valor do contrato, com duração de cinco anos, é de R$ 108,6 milhões, para a retirada de cerca de 16,8 milhões de metros cúbicos de material do fundo do canal.
Fontes do setor dizem que não existem dragas disponíveis no Brasil para realizar o serviço necessário no Canal da Galheta, que está sem dragagem regular há cerca de 18 meses. Graças à regulamentação de uma medida provisória do governo federal, aprovada pelo Congresso em novembro, é possível contratar empresas estrangeiras. Os portos do Paraná foram os primeiros a lançar uma concorrência pelas novas normas, que incluem também o contrato de longo prazo, de cinco anos, renovável por mais cinco.
A expectativa de operadores portuários e exportadores é pelo sucesso da licitação, já que atrasos na dragagem podem inviabilizar as atividades nos portos de Paranaguá e Antonina. No dia 21 de dezembro, a Capitania dos Portos do Paraná restringiu ainda mais as manobras de navios no Canal da Galheta, apenas seis meses após ter tomado medida semelhante. As primeiras restrições ocorreram em julho de 2006. “Se a dragagem não ocorrer, com certeza a Marinha reduzirá ainda mais o calado máximo”, diz o engenheiro naval Gert Prange.
Atualmente, não podem trafegar no Canal da Galheta navios com calado (profundidade a partir da linha d’água) superior a 11,89 metros. De acordo com a assessoria de imprensa da Appa, apenas 3% dos 2.249 navios que movimentaram cargas nos portos do Paraná no ano passado necessitariam de calado superior a essa marca. O calado médio dos navios em 2007 foi de 9,14 metros e o comprimento, 189 metros, segundo a Appa.
Na avaliação de Prange, a inclusão da engorda da praia de Matinhos no edital de licitação da dragagem pode prejudicar o processo. “Espero que isso não ocorra, mas não sei como uma draga carregada, que deverá ter 10 metros de calado, poderá se aproximar da praia e depositar a areia.”


09/01/2008

Fonte: Gazeta do Povo (PR)

 

Avisos Licitações

06/02/2025

Polo de inovação: Estado publica licitação para construção da Fábrica de Ideias

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Ci...

06/02/2025

Prefeitura prevê nova licitação em até 45 dias para a retomada das obras na BR-471

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul pretende retomar...

06/02/2025

Município abre licitação para fornecimento de alimentação e oxigênio medicinal

A Secretaria Municipal de Administração, anunciou ...

06/02/2025

Metrô de São Paulo fará licitação para obras da estação Ponte Grande, em Guarulhos,da Linha 2-Verde

A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita