O valor da passagem de ônibus em Juiz de Fora pode chegar a R$ 2,70 já na assinatura do contrato com a vencedora da licitação do transporte coletivo na cidade. Em dois anos, o aumento poderá chegar a 14%, algo em torno de R$ 3,44. A informação é baseada no estudo apresentado pelo economista Guilherme Ventura nesta sexta-feira (27), a pedido da Câmara Municipal.
Ventura explicou ao G1 que o trabalho levou em consideração a licitação do transporte coletivo na cidade, que está em andamento e terá as propostas divulgadas na próxima segunda-feira (30).
O economista disse que o edital do processo licitatório determina a diminuição da idade média da frota e o acréscimo de veículos no sistema. “Esses investimentos que as empresas vão precisar fazer significam custos a mais. No final das contas, dimensionamos que, até o final do segundo ano de atuação das empresas, o aumento poderá ser acima da inflação”, afirmou.
Ventura chamou atenção, no entanto, para outro ponto do edital, em que a concorrência pode determinar descontos nas tarifas. “A licitação coloca quatro parâmetros de decisão e um deles é a oferta na passagem. Por isso, só poderemos fazer um estudo melhor quando houver um vencedor do processo, para sabermos o que ele ofereceu em cada um desses pontos”, explicou Ventura.
27/11/2015
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...