O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) promove concorrência pública para exploração de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH'S) em 11 de seus açudes públicos. POdem participar da concorrência empresas regularmente estabelecidas no País e as propostas serão recebidas na próxima terça-feira, dia 10 de novembro na sede do Dnocs, em Fortaleza.
O objetivo é a concessão onerosa de direito de uso de áreas visando o aproveitamento de potencial hidrelétrico associado às quedas d'água proporcionada pelas barragens do Castanhão, Figueiredo, Orós, Taquara e Banabuiú, no Ceará; Armando Ribeiro Gonçalves, no Rio Grande do Norte; Boqueirão, na Paraíba; Jucazinho e Poço da Cruz, em Pernambuco; Anagé, na Bahia; e Flores, no Maranhão. No total são 46,95MW de potência instalada e caberá à concessionária a construção integral da PCH.
De acordo com o diretor geral do Dnocs, Elias Fernandes, a remuneração ao Departamento decorrente da venda de energia será integralmente utilizada na operação e manutenção dos reservatórios, bem como nas unidades que utilizam suas águas como fonte, no caso, os perímetros irrigados e as estações de piscicultura.
O Dnocs atua no semiárido brasileiro com construção e administração de infraestruturas variadas, entre elas as barragens que acumulam um total de 26 bilhões de metros cúbicos de água. Devido à grande importância dessas barragens, mostra-se necessário a captação de receitas alternativas para o custeio de atividades como o monitoramento, segurança e conservação dos reservatórios. Após consulta à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Dnocs concebeu esse projeto que dará outra dimensão ao aproveitamento das reservas hídricas acumuladas nesses reservatórios.
09/11/2009
17/07/2026
Estado abriu licitação de R$ 20 milhões para construir CAPS I e CER IV em Guanambi
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a...17/07/2026
Bonito abre licitação de R$ 5,7 milhões para construir 40 casas populares
A Prefeitura de Bonito, no Agreste de Pernambuco, ...18/07/2026
Eduardo Braga anuncia licitação do Porto de Eirunepé, uma das maiores obras do município
Manaus (AM) – O senador Eduardo Braga anunciou a a...17/07/2026
Empresas têm até o dia 25 de agosto para apresentar propostas em licitação de obras em 10 ruas..
Está marcado para o dia 25 de agosto a abertura da...